Atividades 2





                           15/06 
Umas boas férias para todos.Um xi-coração especial para todos
E para o ano lá estaremos no 3º ano com muita vontade para aprender mais.
 Façam o favor de se divertirem e não se esqueçam de fazer umas leituras e escrever um bocadinho




 Parabéns a todos




                                   13/06 

Rimas dos Santos Populares

Neste dia de Santo António estivemos a rimar
O ano letivo está a terminar 
E o 2º B  p´ro 3º ano  quer transitar 
Mas para isso tivemos de trabalhar!


No dia de santo António
sardinhas eu comi
Vi o Cristo Rei
E um sumo bebi!

Ó meu rico Santo António
E um desejo o Guilherme vai sonhar
No 3º ano parar de rir e  brincar 
E de deixar de ser cabeça no ar!

Hoje é dia de Santo António
E a Mariana  a rimar
Diz que vai para o 3º ano
Se a professora a passar!
A Filipa também diz
Que fica  feliz
Se para o ano no 3º ano andar!


Hoje é dia de Santo António
E a Oriana está a  sonhar
Diz que vai brincar, cantar,passear
até se fartar  !


Neste dia de Santo António
A Cristiana um desejo quer pedir
passar para o 3º ano
E ser como o seu mano!

Ó meu rico santo António
Tu que és casamenteiro
faz com que o João passe de ano 
E que tenha um mano!


Hoje é dia de Santo António
Um manjerico vou comprar
Vou dançar e pular
até eu me cansar!

Neste dia especial
 vai haver um arraial
E quando chegar a Ana e a Viviana 
vão   comer uma bifana!

Ó meu rico São Pedro
Faz-me lá um milagre com o Dmytro
Que pare de ser "matraca"
E vá jogar à macaca!

É é dia de São João
E o Diogo é um grande trapalhão
Gostava de ter um mano
para ter um amigão!


  


   Dia de Santo António- Os nossos manjericos

                                         4/06


       



Dia da Criança
1/06



Um dia feliz para os meus meninos e meninas
Painel comum do 2ºB e 3º A elaborado no dia da criança


 A Tapada Nacional de Mafra e a Ambifalco desenvolveram na nossa  escola  uma sessão de educação ambiental com a demonstração de voo das aves de Rapina.

Foi uma manhã bem passada com as simpáticas e belíssimas aves rapinas da Tapada de Mafra. 

E agora aqui fica o falcão peneireiro que tem o nome de Levezinho. Até poisou nas nossas cabeças.

Falcão Peneireiro

Na 2ª feira dia  4, darei mais notícias sobre esta atividade. 
Beijinhos para os meus meninos e meninas. Façam o favor de se divertirem, pois o dia é vosso!


Dia do Agrupamento
18/05
Este dia foi fantástico...


Assistimos a uma bela peça de teatro " A Menina do Mar"
 

Orientámo-nos com um mapa
Cantámos o Hino Nacional e o Hino do Agrupamento


Cantámos e ouvimos cantar os meninos das AECs






Como conseguimos "engarrafar" um ovo inteiro dentro de  um balão de vidro

Foi engraçado ver como o ovo entrou no balão de vidro
Que será que estão a escrever? É escrita mágica



O liquido era cor de rosa e com o ar e uma palhinha...

Magia!!! O liquido ficou transparente

Foi divertido ir à nossa escola mãe a Pinhal de Frades festejar o dia do Agrupamento, pois encontrámos meninos e meninas que já andaram na nossa escola, os manos e manas de alguns de nós.Gostámos , mas tivemos pena de não participarmos nos jogos.










Prendinha para o dia da MÃE
04/05




 

 

 

 
Esperamos que as mamãs dos meus meninos gostem da prendinha. Foi tudo feito pelas mãos deles. Até o embrulhinho foi feito à escolha de cada um!
Beijinhos às mamãs e um dia da MÃE  muito feliz
A mãe da Beatriz ensinou-nos a fazer origami:
O sapo saltitão
27/04
Querem aprender: Basta seguir este video


Com a leitura do Sapo Apaixonado muitas atividades se podem fazer . Uma delas é o sapo saltitão . Foi divertido aprender a dobragem do sapo saltitão.
Origami é uma arte japonesa que se consiste  em dobrar o papel para fazer bonitas e interessantes figuras.
 Com o origami estimula-se a imaginação , a criatividade e desenvolve-se a destreza .
Com esta dobragem recordámos várias coisas que aprendemos na matemática:
  • Figuras geométricas (quadrado,rectângulo, triângulo)
  • Noção de metade,a terça parte,a quarta parte





Aula dada pelo pai da Ana



Hoje,dia 23 de abril  tivemos um professor diferente na sala de aula. O pai da Ana veio falar-nos sobre os camiões , o que é ser"camionista" e fomos ver o camião.Aproveitámos para falar sobre os transportes, meios de comunicação, profissões, itinerários,países da Europa...Tantas coisas numa aula só!

Sabem que ele viaja muito por toda a Europa, principalmente para França

Camião do pai da Ana

Mapa da Europa













Sabem que coubemos todos dentro da cabine do camião de uma só vez.
Até vimos onde é que o pai da Ana dorme quando anda em viagem,onde faz as refeições, o "armazém" dos alimentos e produtos de limpeza,o reservatório da água para lavar a louça ,...
Foi muito interessante e até descobrimos que os camionistas são muito amigos uns dos outros quando se encontram na estada.
Os pais da Ana  foram muito simpáticos. O nosso obrigado(a) pela fantástica aula.

A Páscoa e os nossos cestinhos






Visita aos moinhos vivos

O Diogo não foi com a turma à visita dos moinhos, pois estava doente. Mas, os pais, fizeram-lhe uma surpresa... E lá foi ele até Palmela

No dia 31 de março de 2012, a seguir ao almoço a minha mãe e o meu pai tinham planeado uma surpresa.
Saímos de casa, no nosso carro, em direção á Quinta do Conde, Azeitão, Quinta do Anjo e por último Palmela, fiquei muito contente ao avistar os moinhos ao longe.
O primeiro moinho que vi foi o do caçador, o segundo foi o do Casal de S. Isidro, junto a este moinho vi três pedras, redondas, grandes e com um buraco no meio, que se chamam: Mós e que servem para moer os cereais que vão para o moinho para fazer a farinha para o fabrico do pão.
Na ponta de uma das velas deste moinho estava um púcaro de barro, que serve para o moleiro saber se o moinho está a trabalhar com muita ou pouca velocidade, pois o púcaro emite um som, consoante a velocidade do vento.
Depois passamos em frente á padaria dos moinhos, que estava fechada por isso não pude ver como se faz o pão, também só vi os moinhos por fora porque também estavam fechados, mas mesmo assim gostei muito.
Logo a seguir á padaria havia outro moinho e junto a ele, dentro de uma cerca estavam burrinhos, uns de cor castanhos e outros pretos de vários tamanhos, tendo eu contado onze, os quais estavam a comer ervinhas.
Durante a visita tirei umas fotografias ao castelo de Palmela e aos rebanhos de ovelhas e cabras que pastavam ali perto.
 Depois disso fomos à praia do Portinho da Arrábida, passamos também pela praia da Figueirinha, onde vi um barco grande de cor verde.
De regresso a casa paramos num parque de merendas onde fizemos um pequeno piquenique, porque no momento em que estávamos a lanchar começou a chover e tivemos que ir para dentro do carro para não nos molharmos.
      
                  
  Diogo Filipe Barreto Pinto
                             

23 de março

Visita de estudo a um Moinho Vivo de Palmela

Foto tirada pelo Diogo Pinto
No dia 23 de Março, último dia de aulas do segundo período, a minha professora Graça, eu e a minha turma, fomos a uma visita de estudo, a um dos moinhos vivos de Palmela.
Saímos da escola ás 13:30 e fomos de autocarro até Palmela.Durante o caminho não consegui ver muita coisa, porque era o meu amigo Ricardo que ia á janela, mas vi muitas árvores, uma ponte em construção, tratores, casas…
Quando chegámos, vi moinhos e um burro.
 De seguida entrámos no moinho e vi a mó a rodar. A guia disse, que a mó triturava o trigo para fazer a farinha. Quando já temos a farinha feita, basta água, um pouco de sal, fermento, azeite, uns bons braços para amassar e temos o nosso massa feita. Leva-se ao forno em pás gigantes, para por fim, cozer o pão.

Gostei de ir a esta visita de estudo, porque conheci um moinho e aprendi como se faz o pão.                              Guilherme Gonçalves

No dia 23 de março a nossa turma do 2ºB da Professora Graça ,com o  2ºA da Professora Lídia e a auxiliar D. Céu, fomos de autocarro fazer uma visita de estudo.
Fomos visitar um dos Moinhos Vivos na Serra do Louro em Palmela.
Fomos pela auto estrada, passamos na portagem e vimos casas, árvores e campos.
Quando chegamos, fizemos uma caminhada a pé até ao moinho. Haviam dois moinhos o do Caçador e o de Stº. Isidro. O que visitámos foi o do Caçador. O moinho era branco e tinha umas velas.
Aprendi que no moinho é moído o trigo, depois do trigo ser moído pela mó fica em farinha. A farinha é depois amassada para fazer o pão.
Vimos um burro a pastar que se chamava branquinho.
Recebemos um pão dos Moinhos Vivos que eu gostei muito. O pão era muito bom.
Gostei muito desta visita de estudo, porque vi como é feita a farinha nos moinhos para fazer o pão.Gonçalo Neves



21 de março

Um dia em cheio-Dia gimnico

  
Hoje dia 22, estivemos a trabalhar no magalhães
No magalhães escrevemos textos sobre o dia gimnico, introduzimos imagens, desenhamos no pait ...




Ontem dia vinte e um realizaram-se jogos na escola.

Jogamos muitos jogos como por exemplo skates, esquis de verão, cama elástica e muitos mais.

O que gostei mais foi dos esquis de verão, da cama elástica e do  insuflável.

Foi um dia fantástico e eu diverti-me muito.Beatriz



 Eu e os meus amigos tivemos um dia de jogos na escola.

Os professores e professoras organizaram tudo  para nós termos um dia bem diferente .

Adorei o insuflável onde me diverti imenso com a Sara e o Ari.Guilherme Rego



Hoje na escola foi dia gímnico.
Joguei jogos divertidos. com os meus colegas. Adorei e fiquei muito feliz.
O que mais gostei foi do trampolim gigante.
Era bom haver mais dias assim!
Fui um dia muito divertido.Mariana 

Na escola, eu e os meus colegas fizemos oito jogos: começamos no número quatro os planos inclinados, o cinco o equilibro, o seis skates, o sete cangurus e mini trampolins de jardim; o oito os skys de verão, o um o trampolim gigante, o dois os túneis e o três o insuflável.
Aquilo que eu mais gostei, foi o insuflável e de andar no trampolim gigante com a professora Susana.João



Dia vinte e um , tive um dia bem diferente na minha escola.
Brinquei num insuflável , rastejei no túnel, saltei num trampolim , no canguru , andei de skates,etc.
Os meus favoritos foram o trampolim e o insuflável porque saltei muito alto e pude brincar livremente com os meus colegas.
 Brinquei tanto,tanto que fiquei cheio de fome.
 Este dia chama-se gímnico e gostava de o voltar a repetir.Ricardo   

Dia 21 de março de 2012, foi o dia cheio de jogos.
Jogamos nos planos inclinados, fizemos equilíbrio, andámos nos skates, passámos por túneis, saltamos nos cangurus, viajámos nos skys de verão, saltámos numa cama elástica gigante e no final fomos para um insuflável.
Para mim o mais divertido foi o insuflável.
Eu brinquei muito, muito, muito e até gostava de repetir esta atividade.  Ana

 

No dia 21 de março na escola houve atividades desportivas.
No recreio havia bolas, arcos, colchões, túneis, skates e um insuflável , no ginásio havia um trampolim gigante.
Eu gostei muito do trampolim e do insuflável.
Foi muito divertido fazer desporto e brincar com os meus amigos.Gonçalo









                                                                          


19 de março

Ser Pai é:

  •  dificil
  • um orgulho
  • complicado
  • amor
  • paixão 
































No âmbito da exploração do tema das  profissões, surgiu uma ideia da Associação de pais : convidar encarregados de educação a dialogarem sobre as suas profissões.
 Assim , no dia 14 de março a mãe de um menino do 2ºA, veio falar-nos sobre o que é ser bancária .Foi muito giro ouvir falar sobre o dinheiro e como é que se pode levantar ou depositar dinheiro numa conta num banco.
E sabem que os sonhos começam a construir-se logo de pequeninos! É que esta mãe sempre quis ser bancária! Até no jogo do monopólio!!!

Agora , ficamos à espera que algum dos pais/mães da nossa sala queiram falar connosco sobre a sua profissão ( por exemplo gostávamos de saber mais sobre os polícias, os camionistas,as enfermeira,...).

Aqui fica o desafio !



2/3/2012
Em Estudo do Meio estamos a falar das plantas.
Fomos até à horta da nossa escola, para ver as plantas cultivadas e também as que crescem espontâneamente como os malmequeres e as ervinhas.
É pena não chover para que a nossa horta fique mais bonita e com as plantas mais viçosas!
A Dona Custódia plantou os morangueiros

Vimos as nabiças para fazer a sopa

Olhem que lindas alfacinhas para fazer uma bela saladinha







Até há couves portuguesas para fazer o saboroso caldo verde

E o Carnaval chegou, mas que lindos que todos vinham!
Para mim todos venceram
Pois estavam todos lindíssimos.
Obrigado aos pais pelo seu trabalho






Bom Carnaval!
Façam favor de se divertirem,pois é Carnaval e ninguém leva a mal!
Tão bonito que ficou o nosso palhacinho Madeixinhas!!!

No Carnaval há  palhacinhos que nós vamos enfeitar com todo o nosso jeitinho!




O que deram os corações na semana dos afetos?





Que lindos peixinhos apaixonados nós fizemos!







Esta semana trabalhamos o tema dos afetos . Realizámos vários trabalhos relacionados o tema. Este cartaz foi elaborado conjuntamente com a turma do 2º D  (turma do horário duplo da tarde da nossa sala)
Ficou tão bonito o mural dos afetos!









Assistimos a uma peça de teatro " o anel" com o grupo de teatro Cinderela,que fez uma belíssima atuação . Nós divertimo-nos imenso com as personagens .Aprendemos um bocadinho mais sobre os valores da amizade ,da partilha e da solidariedade.



Tivemos uma grande festa de natal onde convivemos com os "avozinhos e as avozinhas" de Fernão Ferro.
Aqui , agradecemos a todos os professores que ensaiaram muito bem  os meninos, à  associação de pais  a quem agradecemos o saboroso  lanche e algumas prendinhas.
Foi um belo momento de partilha!


Assistimos a uma peça de teatro realizada pelas Professoras Rute Sanches e Elsa sobre o tema do Natal e a importância de partilhar.

No tema Estudo do Meio as profissões nós trabalhámos, entrevistámos os pais, fizemos trabalhos de grupo, falámos sobre várias profissões,... Aprendemos tanto
Até aprendemos o que é um otorrinolaringologista. Gostámos tanto desta palavras. Como é tão grande contámos as sílabas e as letras.

Escrevemos sobre cada uma das profissões
Aprendemos tantos nomes de profissões

Alguns nomes de profissões são tão difíceis






No dia da alimentação cada um de nós trouxe para a escola peças de fruta.

Com laranjas fizemos sumo!

Com bananas, quiwis, mangas, maçãs, pêras e uvas

fizemos uma deliciosa salada de fruta.

Estava tão deliciosa !

Assim , aprendemos que devemos ter uma alimentação saudável e muito variada!

Medidas de capacidade

Iniciámos as medidas de capacidade. Aprendemos que o LITRO (l) é a unidade principal das medidas de CAPACIDADE.
As medidas de capacidade utilizam-se para medir líquidos e antigamente usavam-se para medir sólidos por exemplo feijão, grão,..
A capacidade é a quantidade ou a medida de líquido que cabe num recipiente.

Fizemos algumas experiências para percebermos as medidas de capacidade. Descobrimos  que cinco pacotinhos do nosso leite escolar dão 1 litro
( 200 ml +200 ml+ 200 ml+200ml +200ml ) = 1000ml ou 1 litro(1l)
Observámos e manuseamos recipientes  diferentes mas com capacidade igual (1 litro ) e
descobrimos que estas embalagens cheias mais os pacotinhos de leite dão um garrafão de água com 5 litros.

Com as nossas experiências ficamos a saber que precisamos dois 1/2 l (meio litro) para fazer 1 litro.
1/2 l + 1/2 l = 1l 
 1/4 l + 1/4 l 1/4 l 1/4 l = 1l



Conclusão:  O litro é uma unidade de medida  usada para medir: azeite, leite,óleo, água, vinho, álcool, gasolina,  etc.

Medidas de peso ou massa - continuação

Descobrimos que 2 pacotinhos de massa de 500 gramas dão 1Kg. 1 Kg é igual a dois meios quilos




O anel da professora pesava pesos pequeninos (só dava com gramas)


4 pacotinhos de massinhas de 250 gramas são iguais a um 1 quilo e 2 pacotinho são iguais a meio quilo

2 pacotinhos de cotovelinhos de meio quilo são iguais a um pacote de sal com 1 quilo
Medidas de peso ou massa
28/05 
Hoje, começámos a  aprender o quilograma (Kg) e o grama (g). Fomos todos pesados e para isso usámos uma balança.No final fizemos uma tabela com os nossos pesos e colocámos o peso por ordem crescente (da menina mais leve- Ângela até ao mais pesado- João).
Amanhã, vamos comparar pesos em diferentes embalagens (1Kg,500 g,250 g e 125 g) 









Medidas de comprimento
22/05 
Esta semana , vamos continuar a aprender as  medidas de comprimento.
Para isso, hoje  a professora Graciete e Graça estiveram a medir-nos com uma fita métrica e numa fita de papel colocámos   o nosso comprimento . Em seguida, desenhámos um padrão na nossa fita métrica e descobrimos que 1 metro(1m) é igual a 10 decímetros(10 dm) e 100 centímetros(100cm). A Ana, até descobriu o milímetro na régua.
No final , colocámos as nossas  fitas no placard por ordem decrescente ,  ou seja do mais alto para o mais baixo. Ficaram muito bonitas as nossas fitas métricas. 
.
As nossas fitas métricas com o nosso comprimento
Na aula de hoje,21 de maio estivemos a falar medidas de comprimento
 Medir é:

  • Saber o tamanho.- Paulo
  • Saber a altura. - Diogo Pinto
  • Saber se é alto ou baixo.-Ana
  • Saber o comprimento das coisas. - Paulo
Para medir podemos usar :
  • Passos
  • Palmos 


















 Quando medimos com as mãos e os pés, as medidas ficam sempre diferentes, pois cada pé e cada mão tem um tamanho diferente!Então, temos de ter instrumentos que consigam medir corretamente. Para isso ,usamos as chamadas medidas de comprimento que têm como medida principal o metro.








 Já todos nós usámos uma régua na sala de aula  . 
















Na nossa régua, vemos uns tracinhos com números.Esses números correspondem aos centímetros e cada espaço entre dois números seguidos vale um centímetro(1cm).



Como descobrimos o Milhar
Trabalhar os números e descobrir o Milhar foi muito divertido...Para esta atividade utilizámos vários materiais: O MAB - Material Multibásico e o ábaco .
Assim, identificámos números, fizemos sequências, realizámos  decomposições e registámos no quadro e no caderno diário o que fizemos. 
Alguns exemplos:
  • 1+9 = 10
  • 10+90 =100
  • 100+900 =1000
  • 2+8 =10
  • 20+80 = 100
  • 200+800 = 1000
  • 3+7 = 10
  • 30+70 = 100
  • 300+700 =1000
  • 500+500=1000
  • 2 x 500=1000
  • O dobro de 500 é 1000
  • 250+250+250+250=1000
  • 4 x 250=1000
  • O quádruplo de 250 é 1000










Aqui está o mil (1000) ou 1 milhar

Assim descobrimos que  1000 é:
  • 1 milhar
  • 10 centenas 
  • 100 dezenas
  • 1000 unidades









Resolver situações problemáticas

Problemas de patas de galinha e de coelhos e de cabeças de animais
A Mariana resolveu o problema desta maneira




















Tabuada do 6




E cá estamos nós  a rimar, de novo com as tabuadas! Desta vez vamos rimar com  a tabuada do seis:
Para isso basta contar de seis em seis.



  6,12,24,30,36,42,48,54,60
 1 x 6 = 6   O João foi a Oliveira de Azeméis
 2 x 6 =  12  A Ângela diz que uma dúzia de ovos são 12

 3 x 6 =  18  A Cristiana  adora comer biscoito

 4 x 6 = 24   O Diogo diz que as horas do dia são 24

 5 x 6 = 30  A Carolina diz que a tabuada do 6 tem cá uma pinta!

 6 x 6 = 36   A Filipa  descobriu que em Portugal já governaram reis

 7 x 6 = 42   No prado o Guilherme contou 42  bois.

 8 x 6 = 48   O Gonçalo já foi ao   Porto.

 9 x 6 = 54   A  Viviana estuda no seu quarto.

10 x 6 = 60  A Oriana  conhece uma menina que é peneirenta!


O que descobrimos com a tabuada do 3 e a do 6

Vamos contar de 3 em 3
3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,42,45,48,51,54,57,60
Vamos contar de 6 em 6
6,12,18,24,30,36,42,48,54,60

  • A tabuada do 6 é o dobro da tabuada do 3. Ana
  • Na tabuada do 3 contamos de 3 em 3 e na do 6 de 6 em 6. Diogo Pinto
  • O 6,12,18,24,30,36,42,48,54,60 na tabuada do três é a tabuada do 6. Dmytro
  • Os números na tabuada do 3 são metade da tabuada do 6. Ana
  • Na tabuada do 3 os resultados tem  números ímpares pares e na do 6 os resultados são só números pares.João
  • Os números pares da tabuada do 3 é a tabuada do 6. Filipa.

Vamos contar as pintas dos cogumelos


6 = 1 x 6= 6
6 + 6 =12 ou 2 x 6 = 12
6+6+6+6 = 18 ou 3 x 6= 18
6+6+6+6+6 = 24 ou 4 x 6 = 24
6+6+6+6+6 = 30 ou 5 x 6= 30
6+6+6+6+6+6 = 36 ou 6 x 6= 36
6+6+6+6+6+6+6 = 42 ou 7 x 6= 42

6+6+6+6+6+6+6+6 = 48 ou 8 x 6= 48
6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 54 ou 9 x 6= 54
6+6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 60 ou 10 x 6= 60


Vamos continuar a dividir
A quarta parte 1/4 (um quarto)











São 11 horas e 1 quarto
11 h 15 minutos




Descobrimos  :
1 quarto de hora  são 15 minutos
2 quartos de hora são 30 minutos
3 quartos de hora são 45 minutos
4 quartos de hora são 60 minutos ou 1 hora

1 dia tem 24 horas
meio dia tem  12 horas ( 24 : 2 = 12)
A terça parte do dia tem 8 horas ( 24:3 = 8 )
A quarta parte do dia tem 6 horas ( 24:4 = 6 )



Para calcular a quarta parte  é necessário dividir por 4(:4).
O contrário da quarta parte é o quádruplo (x4).
Se cortarmos  a folha em quatro partes  obtemos quatro bocados da folha e se as juntarmos novamente  temos uma folha inteira.
Também aprendemos que na linguagem da matemática a quarta parte se representa pela fração 1/4(um quarto) ou seja uma fração da unidade. Então 1:4 = 1/4 porque 4 X 1/4 = 1

23/04

Depois de explorarmos a noção de divisão,com os meninos da nossa sala e as mesas de trabalho descobrimos que para 20 meninos são necessárias 10 mesas.Mas sobram algumas.
O Paulo descobriu que na multiplicação nós somamos e na divisão podemos subtrair. 
Vamos continuar a trabalhar as operações  para ver se é verdade ou não!!!
Agora, andamos a trabalhar ao mesmo tempo a divisão e  hoje aprendemos a noção de metade  e relaciononamos com o dobro .
Assim, pegamos numa folha de papel e dividimo-la ao meio.
Depois pintámos cada metade de sua maneira.















































                                Conclusões:

 Para calcular a metade é necessário dividir por 2(:2).
O contrário de metade é o dobro (x2).
Se cortarmos  a folha ao meio obtemos duas metades da folha e se as juntarmos novamente  temos uma folha inteira.
Também aprendemos que na linguagem da matemática a metade se representa assim:1/2(um meio) ou seja uma fração da unidade. Então 1: 2 = 1/2 porque 2 X 1/2 = 1





100 dezenas


decomposição do 1000

Tabuada do dois

1 x 2 =     2 É a Ana e dois botões



2 x 2 =     4 A Carolina viu um pato.

3 x 2 =     6  A seis de janeiro a Filipa festejou os reis.

4 x 2 =     8 O Diogo pediu um biscoito.

5 x 2 =   10  O Guilherme vai lavar os pés.

6 x 2 =   12 Os sinos são de bronze.

7 x 2 =   14 A Viviana faz uma pose.

8 x 2 =   16 A Oriana tem muitos anéis.

9 x 2 =   18  Os tentáculos do polvo são oito.

10 x 2 = 20 O João dá moedas a um pedinte.


Tabuada do Três

1 X 3 =     3 Vou brincar com a Beatriz e contar até três


2 X 3 =     6 O Filipe quer ser presidente para fazer leis.



3 X 3 =     9 A Mariana diz que há três dias que só chove !


4 X 3 =   12 O Dmytro ganhou uma medalha de bronze.

5 X 3 =   15 Na serra o Gonçalo viu um lince.

6 X 3 =   18 O Ricardo trouxe um biscoito

7 X 3 =   21 Os bebés fazem brum brum!

8 X 3 =   24 Nós gostamos de teatro.

9 X 3 =   27 Com o 2º B ninguém se mete!

10 X 3 = 30 E esta tabuada tem cá com uma pinta!

Tabuada do 4

1 x 4 =     4 O Gonçalo viu um macaco


2 x 4 =     8 O Paulo adora comer um biscoito

3 x 4 =   12 A mãe da Ana faz arroz doce

4 x 4 =   16 Cantámos as Janeiras no dia de Reis

5 x 4 =   20 Lá vem o 19 e o vinte é o seguinte

6 x 4 =   24 O Diogo ata o atacador do sapato

7 x 4 =   28 Ó Ângela vai mais um biscoito?

8 x 4=    32 O avô guarda trinta e dois bois

9 x 4 =   36 Para ser pintora a Cristiana precisa de pincéis

10 x 4 = 40 A tabuada do 4 já rebenta!



Tabuada do 5

1 X 5 =       5   A Ana coloca o seu brinco

2 X 5 =     10   A Beatriz lava os pés

3 X 5 =     15   A Carolina diz que não finge

4 X 5 =     20   A Cristiana tem uma nota de vinte

5 X 5 =     25   O Diogo Castro  jogou no euromilhões o número vinte e cinco

6 X 5 =     30  O Diogo Pinto  viu a menina Jacinta

7 X 5=      35  O Dmytro diz :

_ Eu cá já não brinco!

8  X  5 =    40  A Filipa espirrou  com a pimenta

9  X  5 =   45  É fácil a tabuada do cinco pois basta contar de cinco em cinco

10 X 5 =   50  O 2º B vai até  Moimenta !

A  jogar xadrez aprendemos matemática

Desde o primeiro ano que jogamos xadrez. Tanto que se pode aprender com o xadrez:  atenção , a concentração, capacidade de raciocínio, as regras...E já agora temos de agradecer ao nosso monitor de xadrez ,José Henrique Carvalho da CMS.




A partir de bonequinhos o que podemos aprender?
  • As simetrias
  • O dobro  
  • A metade 
  • O triplo,...

Nas folhas quadriculadas pintámos sequências





No geoplano trabalhamos com as figuras geométricas



Como podemos  aprender bem as simetrias usando  espelhos




O que se pode desenhar com o Tangran


As  continhas com as decomposições e os amigos do 10



Trabalhamos com o dinheiro




Explicamos como resolvemos as situações problemáticas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem vindos ao mundo do 3º B da EB Quinta dos Morgados