Umas boas férias para todos.Um xi-coração especial para todos
E para o ano lá estaremos no 3º ano com muita vontade para aprender mais.
Façam o favor de se divertirem e não se esqueçam de fazer umas leituras e escrever um bocadinho
Parabéns a todos |
Rimas dos Santos Populares
Neste dia de Santo António estivemos a rimar
O ano letivo está a terminar
E o 2º B p´ro 3º ano quer transitar
Mas para isso tivemos de trabalhar!
No dia de santo António
sardinhas eu comi
Vi o Cristo Rei
E um sumo bebi!
Ó meu rico Santo António
E um desejo o Guilherme vai sonhar
No 3º ano parar de rir e brincar
E de deixar de ser cabeça no ar!
Hoje é dia de Santo António
E a Mariana a rimar
Diz que vai para o 3º ano
Se a professora a passar!
A Filipa também diz
Que fica feliz
Se para o ano no 3º ano andar!
Hoje é dia de Santo António
E a Oriana está a sonhar
Diz que vai brincar, cantar,passear
até se fartar !
Neste dia de Santo António
A Cristiana um desejo quer pedir
passar para o 3º ano
E ser como o seu mano!
Ó meu rico santo António
Tu que és casamenteiro
faz com que o João passe de ano
E que tenha um mano!
Hoje é dia de Santo António
Um manjerico vou comprar
Vou dançar e pular
até eu me cansar!
Neste dia especial
vai haver um arraial
E quando chegar a Ana e a Viviana
vão comer uma bifana!
Ó meu rico São Pedro
Faz-me lá um milagre com o Dmytro
Que pare de ser "matraca"
E vá jogar à macaca!
É é dia de São João
E o Diogo é um grande trapalhão
Gostava de ter um mano
para ter um amigão!
Dia de Santo António- Os nossos manjericos
4/06
1/06
Um dia feliz para os meus meninos e meninas
Um dia feliz para os meus meninos e meninas
Painel comum do 2ºB e 3º A elaborado no dia da criança |
A Tapada Nacional de Mafra e a Ambifalco desenvolveram na nossa escola uma sessão de educação ambiental com a demonstração de voo das aves de Rapina.
Foi uma manhã bem passada com as simpáticas e belíssimas aves rapinas da Tapada de Mafra.
E agora aqui fica o falcão peneireiro que tem o nome de Levezinho. Até poisou nas nossas cabeças.
Falcão Peneireiro |
Na 2ª feira dia 4, darei mais notícias sobre esta atividade.
Beijinhos para os meus meninos e meninas. Façam o favor de se divertirem, pois o dia é vosso!
Dia do Agrupamento
18/05
Este dia foi fantástico...
Assistimos a uma bela peça de teatro " A Menina do Mar" |
Orientámo-nos com um mapa |
Cantámos o Hino Nacional e o Hino do Agrupamento |
Cantámos e ouvimos cantar os meninos das AECs |
Como conseguimos "engarrafar" um ovo inteiro dentro de um balão de vidro |
Foi engraçado ver como o ovo entrou no balão de vidro |
Que será que estão a escrever? É escrita mágica |
O liquido era cor de rosa e com o ar e uma palhinha... |
Prendinha para o dia da MÃE
Esperamos que as mamãs dos meus meninos gostem da prendinha. Foi tudo feito pelas mãos deles. Até o embrulhinho foi feito à escolha de cada um!
Beijinhos às mamãs e um dia da MÃE muito feliz
A mãe da Beatriz ensinou-nos a fazer origami:
O sapo saltitão
27/04
Querem aprender: Basta seguir este video
27/04
Querem aprender: Basta seguir este video
Com a leitura do Sapo Apaixonado muitas atividades se podem fazer . Uma delas é o sapo saltitão . Foi divertido aprender a dobragem do sapo saltitão.
Origami é uma arte japonesa que se consiste em dobrar o papel para fazer bonitas e interessantes figuras.
Com o origami estimula-se a imaginação , a criatividade e desenvolve-se a destreza .
Com esta dobragem recordámos várias coisas que aprendemos na matemática:
- Figuras geométricas (quadrado,rectângulo, triângulo)
- Noção de metade,a terça parte,a quarta parte
Aula dada pelo pai da Ana
Hoje,dia 23 de abril tivemos um professor diferente na sala de aula. O pai da Ana veio falar-nos sobre os camiões , o que é ser"camionista" e fomos ver o camião.Aproveitámos para falar sobre os transportes, meios de comunicação, profissões, itinerários,países da Europa...Tantas coisas numa aula só!
Sabem que ele viaja muito por toda a Europa, principalmente para França
Mapa da Europa |
Até vimos onde é que o pai da Ana dorme quando anda em viagem,onde faz as refeições, o "armazém" dos alimentos e produtos de limpeza,o reservatório da água para lavar a louça ,...
Foi muito interessante e até descobrimos que os camionistas são muito amigos uns dos outros quando se encontram na estada.
Os pais da Ana foram muito simpáticos. O nosso obrigado(a) pela fantástica aula.
A Páscoa e os nossos cestinhos
Visita aos moinhos vivos
O Diogo não foi com a turma à visita dos moinhos, pois estava doente. Mas, os pais, fizeram-lhe uma surpresa... E lá foi ele até Palmela
No
dia 31 de março de 2012, a seguir ao almoço a minha mãe e o meu pai tinham
planeado uma surpresa.
Saímos
de casa, no nosso carro, em direção á Quinta do Conde, Azeitão, Quinta do Anjo
e por último Palmela, fiquei muito contente ao avistar os moinhos ao longe.
O
primeiro moinho que vi foi o do caçador, o segundo foi o do Casal de S. Isidro,
junto a este moinho vi três pedras, redondas, grandes e com um buraco no meio,
que se chamam: Mós e que servem para moer os cereais que vão para o moinho para
fazer a farinha para o fabrico do pão.
Na
ponta de uma das velas deste moinho estava um púcaro de barro, que serve para o
moleiro saber se o moinho está a trabalhar com muita ou pouca velocidade, pois
o púcaro emite um som, consoante a velocidade do vento.
Depois
passamos em frente á padaria dos moinhos, que estava fechada por isso não pude
ver como se faz o pão, também só vi os moinhos por fora porque também estavam
fechados, mas mesmo assim gostei muito.
Logo
a seguir á padaria havia outro moinho e junto a ele, dentro de uma cerca
estavam burrinhos, uns de cor castanhos e outros pretos de vários tamanhos,
tendo eu contado onze, os quais estavam a comer ervinhas.
Durante a visita tirei umas fotografias
ao castelo de Palmela e aos rebanhos de ovelhas e cabras que pastavam ali
perto.
Depois disso fomos à praia do Portinho
da Arrábida, passamos também pela praia da Figueirinha, onde vi um barco grande
de cor verde.
De regresso a casa paramos num parque
de merendas onde fizemos um pequeno piquenique, porque no momento em que
estávamos a lanchar começou a chover e tivemos que ir para dentro do carro para
não nos molharmos.
Diogo
Filipe Barreto Pinto
23 de março
Visita de estudo a um Moinho Vivo de Palmela
Foto tirada pelo Diogo Pinto |
No dia 23 de Março, último dia de aulas do
segundo período, a minha professora Graça, eu e a minha turma, fomos a uma
visita de estudo, a um dos moinhos vivos de Palmela.
Saímos da escola ás 13:30 e fomos de autocarro até
Palmela.Durante o caminho não consegui ver muita coisa, porque era o meu amigo
Ricardo que ia á janela, mas vi muitas árvores, uma ponte em construção,
tratores, casas…
Quando chegámos, vi moinhos e um burro.
De
seguida entrámos no moinho e vi a mó a rodar. A guia disse, que a mó triturava
o trigo para fazer a farinha. Quando já temos a farinha feita, basta água, um
pouco de sal, fermento, azeite, uns bons braços para amassar e temos o nosso
massa feita. Leva-se ao forno em pás gigantes, para por fim, cozer o pão.
Gostei de ir a esta visita de estudo, porque
conheci um moinho e aprendi como se faz o pão. Guilherme
GonçalvesNo dia 23 de março a nossa turma do 2ºB da Professora Graça ,com o 2ºA da Professora Lídia e a auxiliar D. Céu, fomos de autocarro fazer uma visita de estudo.
Fomos visitar um dos Moinhos Vivos na Serra do Louro em Palmela.
Fomos pela auto estrada, passamos na portagem e vimos casas, árvores e campos.
Quando chegamos, fizemos uma caminhada a pé até ao moinho. Haviam dois moinhos o do Caçador e o de Stº. Isidro. O que visitámos foi o do Caçador. O moinho era branco e tinha umas velas.
Aprendi que no moinho é moído o trigo, depois do trigo ser moído pela mó fica em farinha. A farinha é depois amassada para fazer o pão.
Vimos um burro a pastar que se chamava branquinho.
Recebemos um pão dos Moinhos Vivos que eu gostei muito. O pão era muito bom.
Gostei muito desta visita de estudo, porque vi como é feita a farinha nos moinhos para fazer o pão.Gonçalo Neves
21 de março
Um dia em cheio-Dia gimnico
Hoje dia 22, estivemos a trabalhar no magalhães
No magalhães escrevemos textos sobre o dia gimnico, introduzimos imagens, desenhamos no pait ...
Ontem dia vinte e um realizaram-se jogos na escola.
Jogamos muitos jogos como por exemplo skates, esquis de verão, cama
elástica e muitos mais.
O que gostei mais foi dos esquis de verão, da cama elástica e do insuflável.
Foi um dia fantástico e eu diverti-me muito.Beatriz
Eu e os meus amigos tivemos um dia
de jogos na escola.
Os
professores e professoras organizaram tudo para nós termos um dia bem
diferente .
Adorei
o insuflável onde me diverti imenso com a Sara e o Ari.Guilherme
Rego
Joguei jogos divertidos. com os meus colegas. Adorei e fiquei muito feliz.
O
que mais gostei foi do trampolim gigante.
Era
bom haver mais dias assim!
Aquilo que eu mais gostei, foi o insuflável e de andar no trampolim gigante com a professora Susana.João
Dia vinte e um , tive um dia bem diferente na minha escola.
Brinquei
num insuflável , rastejei no túnel, saltei num trampolim , no canguru , andei de skates,etc.Os meus favoritos foram o trampolim e o insuflável porque saltei muito alto e pude brincar livremente com os meus colegas.
Brinquei tanto,tanto que fiquei cheio de fome.
Este dia chama-se gímnico e gostava de o voltar a repetir.Ricardo
Dia 21 de março de 2012, foi o dia cheio de jogos.
Jogamos nos planos inclinados, fizemos equilíbrio, andámos nos skates, passámos por túneis, saltamos nos cangurus, viajámos nos skys de verão, saltámos numa cama elástica gigante e no final fomos para um insuflável.
Para mim o mais divertido foi o insuflável.
Eu brinquei muito, muito, muito e até gostava de repetir esta atividade. Ana
No dia 21 de março na escola houve atividades desportivas.
No recreio havia bolas, arcos, colchões, túneis, skates e um insuflável , no ginásio havia um trampolim gigante.
Eu gostei muito do trampolim e do insuflável.
Foi muito divertido fazer desporto e brincar com os meus amigos.Gonçalo
19 de março
- dificil
- um orgulho
- complicado
- amor
- paixão
No âmbito da exploração do tema das profissões, surgiu uma ideia da Associação de pais : convidar encarregados de educação a dialogarem sobre as suas profissões.
Assim , no dia 14 de março a mãe de um menino do 2ºA, veio falar-nos sobre o que é ser bancária .Foi muito giro ouvir falar sobre o dinheiro e como é que se pode levantar ou depositar dinheiro numa conta num banco.
E sabem que os sonhos começam a construir-se logo de pequeninos! É que esta mãe sempre quis ser bancária! Até no jogo do monopólio!!!
Agora , ficamos à espera que algum dos pais/mães da nossa sala queiram falar connosco sobre a sua profissão ( por exemplo gostávamos de saber mais sobre os polícias, os camionistas,as enfermeira,...).
Aqui fica o desafio !
2/3/2012
Em
Estudo do Meio estamos a falar das plantas.
Fomos
até à horta da nossa escola, para ver as plantas cultivadas e também as que
crescem espontâneamente como os malmequeres e as ervinhas.
É pena não chover para que a nossa horta fique mais bonita e com as plantas mais viçosas!
A Dona Custódia plantou os morangueiros |
Vimos as nabiças para fazer a sopa |
Olhem que lindas alfacinhas para fazer uma bela saladinha |
Até há couves portuguesas para fazer o saboroso caldo verde
|
Para mim todos venceram
Pois estavam todos lindíssimos.
Bom Carnaval!
Façam favor de se divertirem,pois é Carnaval e ninguém leva a mal!
Tão bonito que ficou o nosso palhacinho Madeixinhas!!! |
No Carnaval há palhacinhos que nós vamos enfeitar com todo o nosso jeitinho! |
O que deram os corações na semana dos afetos? |
Que lindos peixinhos apaixonados nós fizemos! |
Assistimos a uma peça de teatro realizada pelas Professoras Rute Sanches e Elsa sobre o tema do Natal e a importância de partilhar. |
Escrevemos sobre cada uma das profissões |
Aprendemos tantos nomes de profissões |
Medidas de capacidade
Iniciámos as medidas de capacidade. Aprendemos que o LITRO (l) é a unidade principal das medidas de CAPACIDADE.
As medidas de capacidade utilizam-se para medir líquidos e antigamente usavam-se para medir sólidos por exemplo feijão, grão,..
A capacidade é a quantidade ou a medida de líquido que cabe num recipiente.
Fizemos algumas experiências para percebermos as medidas de capacidade. Descobrimos que cinco pacotinhos do nosso leite escolar dão 1 litro
( 200 ml +200 ml+ 200 ml+200ml +200ml ) = 1000ml ou 1 litro(1l)
Observámos e manuseamos recipientes diferentes mas com capacidade igual (1 litro ) e
descobrimos que estas embalagens cheias mais os pacotinhos de leite dão um garrafão de água com 5 litros.
Com as nossas experiências ficamos a saber que precisamos dois 1/2 l (meio litro) para fazer 1 litro.
1/2 l + 1/2 l = 1l
1/4 l + 1/4 l + 1/4 l + 1/4 l = 1l
Conclusão: O litro é uma unidade de medida usada para medir: azeite, leite,óleo, água, vinho, álcool, gasolina, etc.
Medidas de peso ou massa - continuação
|
Descobrimos que 2 pacotinhos de massa de 500 gramas dão 1Kg. 1 Kg é igual a dois meios quilos
|
4 pacotinhos de massinhas de 250 gramas são iguais a um 1 quilo e 2 pacotinho são iguais a meio quilo |
2 pacotinhos de cotovelinhos de meio quilo são iguais a um pacote de sal com 1 quilo
|
Medidas de peso ou massa
28/05
Hoje, começámos a aprender o quilograma (Kg) e o grama (g). Fomos todos pesados e para isso usámos uma balança.No final fizemos uma tabela com os nossos pesos e colocámos o peso por ordem crescente (da menina mais leve- Ângela até ao mais pesado- João).
Amanhã, vamos comparar pesos em diferentes embalagens (1Kg,500 g,250 g e 125 g)
Medidas de comprimento
22/05
Esta semana , vamos continuar a aprender as medidas de comprimento.
Para isso, hoje a professora Graciete e Graça estiveram a medir-nos com uma fita métrica e numa fita de papel colocámos o nosso comprimento . Em seguida, desenhámos um padrão na nossa fita métrica e descobrimos que 1 metro(1m) é igual a 10 decímetros(10 dm) e 100 centímetros(100cm). A Ana, até descobriu o milímetro na régua.
No final , colocámos as nossas fitas no placard por ordem decrescente , ou seja do mais alto para o mais baixo. Ficaram muito bonitas as nossas fitas métricas.
.
Medir é:
- Saber o tamanho.- Paulo
- Saber a altura. - Diogo Pinto
- Saber se é alto ou baixo.-Ana
- Saber o comprimento das coisas. - Paulo
Para medir podemos usar :
- Passos
- Palmos
Quando medimos com as mãos e os pés, as medidas ficam sempre diferentes, pois cada pé e cada mão tem um tamanho diferente!Então, temos de ter instrumentos que consigam medir corretamente. Para isso ,usamos as chamadas medidas de comprimento que têm como medida principal o metro.
Já todos nós usámos uma régua na sala de aula .
Na nossa régua, vemos uns tracinhos com números.Esses números correspondem aos centímetros e cada espaço entre dois números seguidos vale um centímetro(1cm).
Como descobrimos o Milhar
Trabalhar os números e descobrir o Milhar foi muito divertido...Para esta atividade utilizámos vários materiais: O MAB - Material Multibásico e o ábaco .
Assim, identificámos números, fizemos sequências, realizámos decomposições e registámos no quadro e no caderno diário o que fizemos.
Alguns exemplos:
- 1+9 = 10
- 10+90 =100
- 100+900 =1000
- 2+8 =10
- 20+80 = 100
- 200+800 = 1000
- 3+7 = 10
- 30+70 = 100
- 300+700 =1000
- 500+500=1000
- 2 x 500=1000
- O dobro de 500 é 1000
- 250+250+250+250=1000
- 4 x 250=1000
- O quádruplo de 250 é 1000
Aqui está o mil (1000) ou 1 milhar
Assim descobrimos que 1000 é:
|
Resolver situações problemáticas
Problemas de patas de galinha e de coelhos e de cabeças de animais
A Mariana resolveu o problema desta maneira |
Tabuada do 6
E cá estamos nós a rimar, de novo com as tabuadas! Desta vez vamos rimar com a tabuada do seis:
Para isso basta contar de seis em seis.
6,12,24,30,36,42,48,54,60
1 x 6 = 6 O João foi a Oliveira de Azeméis
2 x 6 = 12 A Ângela diz que uma dúzia de ovos são 12
3 x 6 = 18 A Cristiana adora comer biscoito
4 x 6 = 24 O Diogo diz que as horas do dia são 24
5 x 6 = 30 A Carolina diz que a tabuada do 6 tem cá uma pinta!
6 x 6 = 36 A Filipa descobriu que em Portugal já governaram reis
7 x 6 = 42 No prado o Guilherme contou 42 bois.
8 x 6 = 48 O Gonçalo já foi ao Porto.
9 x 6 = 54 A Viviana estuda no seu quarto.
10 x 6 = 60 A Oriana conhece uma menina que é peneirenta!
O que descobrimos com a tabuada do 3 e a do 6
Vamos contar de 3 em 3
3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,42,45,48,51,54,57,60
Vamos contar de 6 em 6
6,12,18,24,30,36,42,48,54,60
- A tabuada do 6 é o dobro da tabuada do 3. Ana
- Na tabuada do 3 contamos de 3 em 3 e na do 6 de 6 em 6. Diogo Pinto
- O 6,12,18,24,30,36,42,48,54,60 na tabuada do três é a tabuada do 6. Dmytro
- Os números na tabuada do 3 são metade da tabuada do 6. Ana
- Na tabuada do 3 os resultados tem números ímpares pares e na do 6 os resultados são só números pares.João
- Os números pares da tabuada do 3 é a tabuada do 6. Filipa.
Vamos contar as pintas dos cogumelos
6 = 1 x 6= 6
6 + 6 =12 ou 2 x 6 = 12
6+6+6+6 = 18 ou 3 x 6= 18
6+6+6+6+6 = 24 ou 4 x 6 = 24
6+6+6+6+6 = 30 ou 5 x 6= 30
6+6+6+6+6+6 = 36 ou 6 x 6= 36
6+6+6+6+6+6+6 = 42 ou 7 x 6= 42
6+6+6+6+6+6+6+6 = 48 ou 8 x 6= 48
6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 54 ou 9 x 6= 54
6+6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 60 ou 10 x 6= 60
Vamos continuar a dividir
A quarta parte 1/4 (um quarto)
São 11 horas e 1 quarto 11 h 15 minutos |
Descobrimos :
1 quarto de hora são 15 minutos
2 quartos de hora são 30 minutos
3 quartos de hora são 45 minutos
4 quartos de hora são 60 minutos ou 1 hora
1 dia tem 24 horas
meio dia tem 12 horas ( 24 : 2 = 12)
A terça parte do dia tem 8 horas ( 24:3 = 8 )
A quarta parte do dia tem 6 horas ( 24:4 = 6 )
Para calcular a quarta parte é necessário dividir por 4(:4).
O contrário da quarta parte é o quádruplo (x4).
Se cortarmos a folha em quatro partes obtemos quatro bocados da folha e se as juntarmos novamente temos uma folha inteira.
Também aprendemos que na linguagem da matemática a quarta parte se representa pela fração 1/4(um quarto) ou seja uma fração da unidade. Então 1:4 = 1/4 porque 4 X 1/4 = 1
23/04
Depois de explorarmos a noção de divisão,com os meninos da nossa sala e as mesas de trabalho descobrimos que para 20 meninos são necessárias 10 mesas.Mas sobram algumas.
O Paulo descobriu que na multiplicação nós somamos e na divisão podemos subtrair.
Vamos continuar a trabalhar as operações para ver se é verdade ou não!!!
Agora, andamos a trabalhar ao mesmo tempo a divisão e hoje aprendemos a noção de metade e relaciononamos com o dobro .
Assim, pegamos numa folha de papel e dividimo-la ao meio.
Depois pintámos cada metade de sua maneira.
Conclusões:
Para calcular a metade é necessário dividir por 2(:2).
O contrário de metade é o dobro (x2).
Se cortarmos a folha ao meio obtemos duas metades da folha e se as juntarmos novamente temos uma folha inteira.
Também aprendemos que na linguagem da matemática a metade se representa assim:1/2(um meio) ou seja uma fração da unidade. Então 1: 2 = 1/2 porque 2 X 1/2 = 1
100 dezenas |
decomposição do 1000 |
Tabuada do dois
1 x 2 = 2 É a Ana e dois botões
2 x 2 = 4 A Carolina viu um pato.
3 x 2 = 6 A seis de janeiro a Filipa festejou os reis.
4 x 2 = 8 O Diogo pediu um biscoito.
5 x 2 = 10 O Guilherme vai lavar os pés.
6 x 2 = 12 Os sinos são de bronze.
7 x 2 = 14 A Viviana faz uma pose.
8 x 2 = 16 A Oriana tem muitos anéis.
9 x 2 = 18 Os tentáculos do polvo são oito.
10 x 2 = 20 O João dá moedas a um pedinte.
Tabuada do Três
1 X 3 = 3 Vou brincar com a Beatriz e contar até três
2 X 3 = 6 O Filipe quer ser presidente para fazer leis.
3 X 3 = 9 A Mariana diz que há três dias que só chove !
4 X 3 = 12 O Dmytro ganhou uma medalha de bronze.
5 X 3 = 15 Na serra o Gonçalo viu um lince.
6 X 3 = 18 O Ricardo trouxe um biscoito
7 X 3 = 21 Os bebés fazem brum brum!
8 X 3 = 24 Nós gostamos de teatro.
9 X 3 = 27 Com o 2º B ninguém se mete!
10 X 3 = 30 E esta tabuada tem cá com uma pinta!
Tabuada do 4
1 x 4 = 4 O Gonçalo viu um macaco
2 x 4 = 8 O Paulo adora comer um biscoito
3 x 4 = 12 A mãe da Ana faz arroz doce
4 x 4 = 16 Cantámos as Janeiras no dia de Reis
5 x 4 = 20 Lá vem o 19 e o vinte é o seguinte
6 x 4 = 24 O Diogo ata o atacador do sapato
7 x 4 = 28 Ó Ângela vai mais um biscoito?
8 x 4= 32 O avô guarda trinta e dois bois
9 x 4 = 36 Para ser pintora a Cristiana precisa de pincéis
10 x 4 = 40 A tabuada do 4 já rebenta!
Tabuada do 5
1 X 5 = 5 A Ana coloca o seu brinco
2 X 5 = 10 A Beatriz lava os pés
3 X 5 = 15 A Carolina diz que não finge
4 X 5 = 20 A Cristiana tem uma nota de vinte
5 X 5 = 25 O Diogo Castro jogou no euromilhões o número vinte e cinco
6 X 5 = 30 O Diogo Pinto viu a menina Jacinta
7 X 5= 35 O Dmytro diz :
_ Eu cá já não brinco!
8 X 5 = 40 A Filipa espirrou com a pimenta
9 X 5 = 45 É fácil a tabuada do cinco pois basta contar de cinco em cinco
10 X 5 = 50 O 2º B vai até Moimenta !
A jogar xadrez aprendemos matemática
Desde o primeiro ano que jogamos xadrez. Tanto que se pode aprender com o xadrez: atenção , a concentração, capacidade de raciocínio, as regras...E já agora temos de agradecer ao nosso monitor de xadrez ,José Henrique Carvalho da CMS.
A partir de bonequinhos o que podemos aprender?
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