A lenda dos três rios
Ciclo da água
História de Portugal
Reis de Portugal
1ª Dinastia – Afonsina |
- D. Afonso Henriques "O Conquistador"
- D. Sancho I "O Povoador"
- D. Afonso II "O Gordo"
- D. Sancho II "O Capelo"
- D. Afonso III "O Bolonhês"
- D. Dinis I, "O Lavrador" casou com D. Isabel de Aragão conhecida por rainha santa Isabel
- D. Afonso IV, "O Bravo"
- D. Pedro I , "O Justiceiro" viveu uma linda história de amor com D. Inês de Castro
- D. Fernando I, "O Formoso"casou com D. Leonor de Teles
2ª Dinastia – De Avis ou Joanina |
D. João I, "O de Boa Memória" casou com D. Filipa de Lancastre
D. Duarte I, "O Eloquente"
D. Afonso V, "O Africano"
D. João II, "O Príncipe Perfeito"
D. Manuel I, "O Venturoso"
D. João III, "O Piedoso"
D. Sebastião I, "O Desejado"
D. Henrique I, "O Casto" ,
D. António I "O Determinado" ,
3ª Dinastia – Filipina |
D. Filipe I, "O Prudente" ,
D. Filipe II, "O Pio"
D. Filipe III, "O Grande"
4ª Dinastia – De Bragança
|
D. João IV, "O Restaurador"
D. Afonso VI,"O Vitorioso" ,
D. Pedro II,"O Pacífico"
D. João V, "O Magnânimo"
D. José I, "O Reformador"
D. Maria I, "A Piedosa" , casou com D. Pedro III
D. João VI,"O Clemente"
D. Pedro IV, "O Rei Soldado"
D. Miguel I, "O Tradicionalista"
D. Maria II, "A Educadora"
D. Pedro V, "O Esperançoso" , c
D. Luís I, "O Popular"
D. Carlos I, "O Martirizado"
D. Manuel II, "O Rei Saudade" ,
Vamos viajar pela História de Portugal e descobrir como nasceu o nosso País.
Era uma vez...
PORTUGAL - HISTORIA from Maria Gabriela Silva
Afonso Henriques ,o nosso primeiro rei conhecido por Conquistador
Aqui estão os nossos trabalhos de grupo. Com eles damos por terminado o primeiro tema de Estudo do meio.
Primeiros socorros |
Terramotos |
Prevenção de incêndios |
Sismos
A pele
A pele é o maior órgão que temos, ela reveste todo o nosso corpo. É formada por duas camadas:
Visitem e estudem este PP que não é da minha autoria mas está muito bem feito e ajuda o vosso estudo
A pele from Graça Caixinha
Os Músculos
Os nossos músculos encontram-se por baixo da pele .No nosso corpo existem cerca de 600 músculos que permitem os movimentos, as expressões e posturas do nosso corpo: o riso,o sorriso, o piscar dos olhos, o andar,o respirar ...
Os músculos ligam-se aos ossos pelos: tendões e permitem todos os movimento do nosso corpo.
Existem dois tipos de músculos os voluntários e os involuntários.Os voluntários, são os músculos que nós podemos controlar, isto é movem-se quando nós queremos;os involuntários são os músculos que nós não controlamos, eles não dependem da nossa vontade, como por exemplo: coração, intestinos, estômago…
Existem dois tipos de músculos os voluntários e os involuntários.Os voluntários, são os músculos que nós podemos controlar, isto é movem-se quando nós queremos;os involuntários são os músculos que nós não controlamos, eles não dependem da nossa vontade, como por exemplo: coração, intestinos, estômago…
O esqueleto
Estudo do meio 4
Experiências com a luz
No Estudo do Meio aprendemos que as fontes luminosas podem ser naturais (Ex: o Sol) e artificiais (Ex: a luz eléctrica)Estivemos a realizar experiências com a luz, através das quais aprendemos como se dão os fenómenos de reflexão, refração e projeção da luz e também como é formado o arco-íris.
É graças à luz que podemos ver e observar tudo o que nos rodeia.
Os corpos que emitem luz são as fontes luminosas.
Vimos também que há corpos transparentes, translúcidos e opacos.
Achámos esta aula muito interessante e divertida porque projectámos na parede sombras de animais, com a ajuda das nossas mãos e de um foco.
Ora vejam algumas das nossas habilidades...
Refração da luz |
Experiências com ímanes
Hoje realizámos experiências com ímanes e falámos de atração, não atração e repulsão.
Depois de realizadas algumas experiências com ímanes e fizemos algumas "brincadeiras" na sala de aula . Concluímos que os ímanes são corpos que possuem a propriedade de atrair o ferro e o aço (materiais magnéticos).
Vimos que só há atração magnética se houver dois polos diferentes (pólo norte e pólo sul). Se unirmos pólos iguais (Ex: pólo norte com pólo norte) estes não se atraem mas repelem-se (efeito de repulsão)..
Os ímanes mais vulgares são em forma de ferradura ou barra.
Na sala usámos os de barras.
Aqui ficam imagens de uma aula bem diferente e divertida.
Os astros e os nossos trabalhos
O Guilherme Rodrigues e o Filipe Amorim juntaram-se em grupo e com ajuda do irmão do Guilherme realizaram este belo trabalho sobre o sistema solar.
A eles vai juntar-se a Ana Rita que arranjou várias imagens e vão dar uma aula aos colegas sobre o sistema solar à Malta do 3º B e à sua professora.
Espreitem e vejam:
Espero que tenham gostado
A Viviana também realizou um belo trabalho com a mãe.
Para a próxima semana vai ela ser a professora e dar uma aula de estudo do meio
Aqui ficam fotos do mesmo.
Se, à noite, observamos o céu (Espaço) encontramos muitos pontos luminosos, uns mais afastados, outros mais próximos cintilam (tremem), outros têm luz fixa. Esses pontos luminosos são corpos celestes chamados astros.
Os Astros que nós conhecemos são: estrelas, planetas e satélites.
Estrelas - mantêm a mesma posição no Espaço, irradiam luz e calor e, por isso, se diz que têm luz própria.
- O Sol é uma estrela.
Planetas - são astros que não têm luz própria mas têm movimento.Recebem a luz das estrelas- a Terra é um planeta.
Satélites - são planetas secundários que giram à volta de um planeta principal.
O Sol é uma estrelas, produz luz e calor. Essa luz ilumina a Terra e esse calor aquece-a.
O Sol está no centro de um conjunto de astros que giram à sua volta.
A esse conjunto de astros chamamos Sistema Solar. Os planetas do Sistema Solar são: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno .Plutão antigamente era um planeta mas atualmente é considerado um planeta anão
A Terra demora 365 dias e 6 horas a dar a volta completa em torno do Sol.
Podemos representar a terra sob a forma de globo ou mapa mundo - planisfério.
A Lua não apresenta sempre o mesmo aspecto. Aos diferentes aspectos da Lua chamamos fases.
As fases da Lua são: Lua nova, quarto crescente, Lua cheia e quarto Minguante.
Aspetos da Costa portuguesa
Desenho de Guilherme Rodrigues |
Aves migratórias
Para conheceres as aves migratórias :http://kids.sapo.pt/aprender/ambiente/artigo/as_aves_migratórias
Fauna e flora
A fauna é o conjunto dos animais de uma região ou de um país.Engloba os animais selvagens e os animais domésticos.
A flora é o conjunto de plantas de uma região ou de um país.No nosso país a flora é muito diversificada(variada)
planta da Ana |
Os nossos trabalhos
Andamos a estudar o passado da nossa localidade. Para isso,vamos realizar trabalhos de grupo sobre diversos temas relativos ao Seixal:
- História do Seixal
- Barcos típicos do Seixal
- Monumentos do Seixal(Quinta da Trindade, Moinhos de Maré, fábrica da
Mundet
Igreja da Arrentela...) - Brasão do Seixal
- História de Fernão Ferro
- Pratos típicos, canções típicas
- Para isso podemos consultar:
http://www2.cm-seixal.pt/pls/decomuseu/ecom_hpage
http://portugaltorraonatal.blogspot.pt/2011/08/freguesia-de-fernao-ferro.html
As nossas árvores genealógicas/friso cronológico
Nas férias de natal fizemos as nossas árvores genealógicas. Foram apresentadas à turma e vejam como ficaram bonitas.
friso cronológico da Ana |
Diogo Pinto |
Mariana |
Diogo Castro |
Guilherme Gonçalves |
Daniel Apolónia |
Guilherme Rego |
Dmytro |
Cristiana |
O Gonçalo trouxe para a sala de aula a primeira árvore genealógica e explicou-a a toda a turma.
Os nossos trabalhos de grupo terminados
Demos por terminado mais um tema de estudo do meio com a realização de trabalhos de grupo .
Nestes trabalhos falámos dos perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas e decidimos que temos de dizer não às drogas, ao álcool, ao tabaco
Como o tema também fomos alertados para o perigo destas substâncias e as suas consequências na nossa saúde e em grupo refletimos e deixamos aqui algumas mensagens e avisos para os adultos e para nós crianças.
- O álcool não alimenta, não dá força e não protege o organismo. O seu consumo leva ao desenvolvimento de doenças do aparelho digestivo e circulatório.
- As pessoas que fumam prejudicam a sua saúde e a dos outros que estão por perto, desenvolvem doenças do aparelho respiratório e circulatório. FUMAR MATA.
- Todas as drogas são perigosas. O seu consumo altera o comportamento, faz perder o gosto pela vida e provoca doenças que podem levar à morte.
- O consumo de álcool, tabaco e droga provoca dependência.O primeiro passo muito importante:Não experimentes nunca , nem mesmo por brincadeira ou curiosidade.
A importância do ar puro e do Sol para a saúde |
Diz Não ao tabaco |
Diz Não ao álcool |
Diz Não às drogas |
Trabalhos de grupo
Fizemos grupos de trabalho e agora temos de nos organizar para fazer trabalho de grupo.
Já começámos a trabalhar . Aguardem, para ver os resultados dos nossos trabalhos de grupo.
O álcool |
O tabaco |
A importância do sol |
As drogas |
Foi através do livro , "A mamã pôs um ovo" , que nós aprendemos o sistema reprodutor. O livro é uma verdadeira delícia,
Neste livro , mostra-se a verdade da mentira , em que os pais,de forma criativa e fantasiosa contam aos filhos como nascem os bebés, embora desconheçam que os filhos já conhecem bem mais do que eles pensam sobre o assunto da sexualidade e o modo como se fazem os bebés.
Como contam os pais do livro a história de como se fazem os bebés
E agora, o que é que os meninos contam no livro que a Mariana e o Ricardo trouxeram para a sala sobre como aparecem os bebés.
E agora, aqui temos as nossas bandas desenhadas sobre o livro.
Estamos ainda à espera das BD do Diogo Castro, da Ângela, do Paulo e do Filipe Augusto.
A função do Sistema excretor - é expulsar as substâncias que são prejudiciais ao nosso organismo. Chama-se excreção à eliminação das impurezas .
Uma forma de eliminarmos as impurezas (os produtos tóxicos) do nosso organismo é através do aparelho urinário. Quando o sangue circula pelo nosso corpo, recebe substâncias que podem prejudicar o organismo.
Os rins servem para filtrar as impurezas contidas no sangue. Essas substâncias misturadas com a água formam a urina. Esta é transportada por dois tubos, os ureteres, que saem de cada um dos rins até à bexiga que é uma bolsa elástica onde se acumula a urina. A uretra é um tubo que sai da bexiga e comunica com o exterior do corpo permitindo expulsar a urina.
Outra forma de eliminar as substâncias tóxicas é pela pele.
Os dois rins que possuímos
Com a forma de feijões
Ao filtrar o sangue impuro
Livram-nos de complicações
Beber água só faz bem
A sua ausência é fatal
As impurezas lá saem
È uma limpeza geral
Não parece complicado
O que ficou dito aqui
Quando a bexiga está cheia
Lá vamos fazer chi-chi.
|
Para vivermos precisamos de respirar.
A respiração é o processo de entrada e saída do ar do nosso organismo.
A respiração é o processo de entrada e saída do ar do nosso organismo.
O ar contém um gás chamado oxigénio que purifica o nosso sangue quando este passa pelos pulmões. Até aí chegar há todo um conjunto de órgãos por onde ele tem de passar.
O aparelho respiratório é formado pelos seguintes órgãos: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
Funcionamento do Sistema Respiratório
Na respiração produzem-se dois movimentos:
Inspiração |
Inspiração - é a entrada de ar carregado de oxigénio nos pulmões, fazendo-os aumentar de volume.
Expiração - é a saída de ar dos pulmões (carregado de dióxido de carbono e vapor de água), fazendo-os diminuir de volume.O ar entra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe, traqueia e segue pelos brônquios até aos pulmões. Nos pulmões, o sangue recebe o oxigénio do ar inspirado e liberta o dióxido de carbono que vai ser expulso através do ar expirado.
Expiração |
Depois do sistema digestivo vamos aprender o sistema circulatório.
Sistema circulatório
UMA GOTA DE SANGUE
Sou uma gota de sangue que, na companhia de muitas outras, passo o tempo a viajar pelo corpo da Rita.Todos os dias faço muitas viagens pelas veias e artérias sem poder parar, porque senão… Coitada da Rita!
Quem me dá força é o coração que, sempre que lá chego, me empurra com muito cuidado para o caminho certo.
Trago sempre comigo dois sacos: um vermelho e um azul. Quando saio do coração para a grande circulação, levo o saco vermelho cheio de alimentos e oxigénio. À medida que os vou distribuindo por todas as células do corpo da Rita, vou recolhendo as impurezas que por lá encontro e guardo-as no saco azul. Quando tenho o saco vermelho vazio e o azul cheio, passo pelo coração que me dá força para fazer uma curta viagem aos pulmões (pequena circulação). Aqui despejo as impurezas do saco azul e encho o vermelho de oxigénio. Volto então ao coração para que este me bombeie e assim ganhe forças para uma nova viagem.
A! Ai!... A Rita caiu, fez uma ferida e cortou a veia onde eu ia a passar. Agora saio para fora e sei que vou morrer seca. Não faz mal! A Rita tem milhares de gotas de sangue que fazem um trabalho igual ao meu.
Sistema digestivo
História de uma maçã
- Estava eu em cima da mesa, triste porque pensava que ninguém gostava de mim, quando a Rita me pegou para me lavar. Fiquei ansiosa para saber o que me ia acontecer.
Entrei na boca, fui mastigada com ajuda dos dentes brancos da Rita e da saliva. Fiquei transformada no bolo alimentar.
A Rita engoliu-me, passei então pelo esófago, mas como era um túnel muito escuro não parei lá muito tempo. Fui ter ao estômago e aqui sim, fiquei lá quase três horas. O estômago nunca parou, sempre em movimento e com ajuda de sucos gástricos, vindos não sei de onde, conseguiu transformar-me numa substância chamada quimo.
Como a Rita estava à espera que eu acabasse a minha digestão para ela ir tomar banho, tive que sair do estômago e passei então para o intestino delgado. Que tubo tão comprido!
Chegou a hora da separação, vou ser dividida em duas partes:
-uma passa para o sangue que me levará a todas as partes do corpo
- outra, não é aproveitada e vai para o intestino grosso (fezes) para ser expulsa para o exterior pelo ânus.
-Estou contente por saber que vou ajudar a Rita a crescer e a viver com saúde.
Aparelho digestivo é o conjunto dos órgãos que trabalham para que a maçã seja digerida.
Intestinos |
Fígado |
Estômago |
Este trabalho foi feito com a ajuda dos alunos da tarde da nossa sala, da professora Luísa Simões. Agora só temos é que saber bem localizar os distritos do nosso País.
Os distritos de Portugal Continental |
Trabalho sobre Fernão Ferro |
A nossa localidade
O Diogo Pinto e o Gonçalo no fim de semana foram passear por Fernão Ferro e foram fotógrafos. Vamos lá ver se identificam estes monumentos de Fernão Ferro.
Casa das Conchas |
Casa das Conchas |
Começámos o ano por localizar no mapa de Portugal e no mapa da Europa os locais onde passámos as nossas férias ! Foram tantos
Mapa de Portugal |
Mapa da Europa |
De seguida passámos para o primeiro tema de Estudo do Meio : a nossa naturalidade / nacionalidade.
O nosso país é Portugal Continental.
Nós somos de nacionalidade portuguesa.
|
Os pais do nosso colega Dmytro nasceram na Ucrânia e por isso são de nacionalidade ucraniana
O nosso distrito é Setúbal
O nosso Concelho é o Seixal .
A nossa freguesia é Fernão Ferro
E para resumir
Sem comentários:
Enviar um comentário