Estudo do Meio 2,3,4

A lenda dos três rios

Ciclo da água


História de Portugal
Reis de Portugal
1ª Dinastia –  Afonsina
  • D. Afonso Henriques  "O Conquistador"  
  • D. Sancho I  "O Povoador" 
  • D. Afonso II  "O Gordo"  
  • D. Sancho II "O Capelo" 
  • D. Afonso III "O Bolonhês"  
  • D. Dinis I,  "O Lavrador" casou com D. Isabel de Aragão conhecida por rainha santa Isabel
  • D. Afonso IV,  "O Bravo"  
  • D. Pedro I , "O Justiceiro"  viveu uma linda história de amor com D. Inês de Castro
  • D. Fernando I,   "O Formoso"casou com D. Leonor de Teles
2ª Dinastia –  De Avis ou Joanina
  D. João I, "O de Boa Memória"  casou com D. Filipa de Lancastre
  D. Duarte I, "O Eloquente"  
  D. Afonso V, "O Africano" 
  D. João II, "O Príncipe Perfeito" 
  D. Manuel I, "O Venturoso"
  D. João III, "O Piedoso" 
  D. Sebastião I, "O Desejado" 
  D. Henrique I, "O Casto" ,
  D. António I "O Determinado" ,


3ª Dinastia –  Filipina
    D. Filipe I, "O Prudente" , 
    D. Filipe II, "O Pio"  
    D. Filipe III, "O Grande" 

4ª Dinastia – De Bragança
D. João IV, "O Restaurador"  
 D. Afonso VI,"O Vitorioso" , 
 D. Pedro II,"O Pacífico" 
 D. João V, "O Magnânimo" 
 D. José I, "O Reformador" 
 D. Maria I, "A Piedosa" , casou com D. Pedro III
 D. João VI,"O Clemente" 
 D. Pedro IV, "O Rei Soldado" 
 D. Miguel I, "O Tradicionalista"  
 D. Maria II, "A Educadora" 
 D. Pedro V, "O Esperançoso" , c
 D. Luís I, "O Popular" 
  D. Carlos I, "O Martirizado" 
       D. Manuel II, "O Rei Saudade" , 

Vamos viajar pela  História de Portugal e descobrir como nasceu o nosso País.

Era uma vez...


PORTUGAL - HISTORIA from Maria Gabriela Silva
Afonso Henriques ,o nosso primeiro rei conhecido por Conquistador


Aqui estão os nossos trabalhos de grupo. Com eles damos por terminado o primeiro tema de Estudo do meio.

Primeiros socorros

Pele e proteção solar




Terramotos
Prevenção de incêndios











Sismos

Sismos from ana


Primeiros socorros





A pele
A pele é o maior órgão que temos, ela reveste todo o nosso corpo. É formada por duas camadas:

Visitem e estudem este PP que não é da minha autoria mas está muito bem feito e ajuda o vosso estudo


Os Músculos



Os nossos  músculos encontram-se por baixo da pele .No nosso corpo existem cerca de 600 músculos que permitem os movimentos, as expressões e posturas do nosso corpo: o riso,o sorriso, o piscar dos olhos, o andar,o respirar ...

Os músculos ligam-se aos ossos pelos: tendões e permitem todos os movimento do nosso corpo.
Existem dois tipos de músculos os voluntários e os involuntários.Os voluntários, são os músculos que nós podemos controlar, isto é movem-se quando nós queremos;os involuntários são os músculos que nós não controlamos, eles não dependem da nossa vontade, como por exemplo: coração, intestinos, estômago…








O esqueleto













Estudo do meio 4
Experiências com a luz
No Estudo do Meio  aprendemos que as fontes luminosas podem ser naturais (Ex: o Sol) e artificiais (Ex: a luz eléctrica)Estivemos a realizar experiências com a luz, através das quais aprendemos como se dão os fenómenos de reflexão, refração e projeção da luz e também como é formado o arco-íris.
É graças à luz que podemos ver e observar tudo o que nos rodeia.
Os corpos que emitem luz são as fontes luminosas
Vimos também que há corpos transparentestranslúcidos e opacos.
Achámos esta aula muito interessante e divertida porque projectámos na parede sombras de animais, com a ajuda das nossas mãos e de um foco.
Ora vejam algumas das nossas habilidades...

 

 

Refração da luz
                           Experiências com ímanes

Hoje realizámos experiências com ímanes e falámos de atraçãonão atração e repulsão.
Depois de realizadas algumas experiências com ímanes e fizemos algumas "brincadeiras" na sala de aula . Concluímos que os ímanes são corpos que possuem a propriedade de atrair o ferro e o aço (materiais magnéticos).
Vimos que só há atração magnética se houver dois polos diferentes (pólo norte e pólo sul). Se unirmos  pólos iguais (Ex: pólo norte com pólo norte) estes não se atraem mas repelem-se (efeito de repulsão)..
Os ímanes mais vulgares são em forma de ferradura ou barra.
Na sala usámos os de barras.
Aqui ficam imagens de uma aula bem diferente e divertida.









Os astros e os nossos trabalhos

O Guilherme Rodrigues e o Filipe Amorim juntaram-se em grupo e com ajuda do irmão do Guilherme realizaram este belo trabalho sobre o sistema solar. 
A eles vai juntar-se a Ana Rita que arranjou várias imagens e vão dar uma aula aos colegas sobre o sistema solar à Malta do 3º B e à sua professora.
Espreitem e vejam:

                            
Espero que tenham gostado
A Viviana também realizou um belo trabalho com a mãe.
Para a próxima semana vai ela ser a professora e dar uma aula de estudo do meio
 Aqui ficam fotos do mesmo.
 





Se, à noite, observamos o céu (Espaço) encontramos muitos pontos luminosos, uns mais afastados, outros mais próximos cintilam (tremem), outros têm luz fixa. Esses pontos luminosos são corpos celestes chamados astros.

Os  Astros  que  nós conhecemos são: estrelas,  planetas  e  satélites.

Estrelas -  mantêm a mesma posição no Espaço, irradiam luz e calor e, por isso, se diz que têm luz própria.

- O Sol é uma estrela.

Planetas - são astros  que  não  têm  luz  própria  mas  têm  movimento.Recebem a luz das estrelas- a Terra é um planeta.
Satélites - são  planetas  secundários  que  giram  à  volta  de  um  planeta   principal.
O  Sol  é   uma  estrelas, produz  luz  e  calor. Essa  luz  ilumina   a  Terra  e  esse  calor  aquece-a.
O  Sol  está  no centro  de  um  conjunto  de  astros  que   giram  à  sua  volta.
A  esse  conjunto  de  astros  chamamos  Sistema  Solar.  Os   planetas   do  Sistema  Solar    são:  Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno  .Plutão antigamente era um planeta mas atualmente é considerado um planeta anão
A  Terra  demora  365 dias e 6 horas a  dar a volta  completa  em  torno  do  Sol.
Podemos  representar  a  terra  sob  a  forma  de  globo  ou   mapa  mundo - planisfério.
A  Lua  não  apresenta  sempre  o  mesmo  aspecto. Aos  diferentes  aspectos  da  Lua  chamamos   fases.
As  fases  da  Lua  são: Lua  nova, quarto  crescente,  Lua  cheia  e  quarto  Minguante.


Aspetos da Costa portuguesa
Desenho de Guilherme Rodrigues


 
Aves migratórias
A fauna  é o conjunto dos animais  de uma região ou de um país.Engloba os animais selvagens e os animais domésticos.
A flora é o conjunto de plantas de uma região ou de um país.No nosso país a flora é muito diversificada(variada)
planta da Ana



Os nossos trabalhos







Andamos a estudar o passado da nossa localidade. Para isso,vamos realizar trabalhos de grupo sobre diversos temas relativos ao Seixal:

  •  História do Seixal
  • Barcos típicos do Seixal
  • Monumentos do Seixal(Quinta da Trindade, Moinhos de Maré, fábrica da 

    Mundet


     Igreja da Arrentela...)
  • Brasão do Seixal
  • História de Fernão Ferro
  • Pratos típicos, canções típicas
  • Para isso podemos consultar:
http://www.cm-seixal.pt/CMSEIXAL/SEIXAL/HISTORIA/
http://www2.cm-seixal.pt/pls/decomuseu/ecom_hpage
http://portugaltorraonatal.blogspot.pt/2011/08/freguesia-de-fernao-ferro.html



As nossas árvores genealógicas/friso cronológico
Nas férias de natal fizemos as nossas árvores genealógicas. Foram apresentadas à turma e vejam como ficaram bonitas.

friso cronológico da Ana





Diogo Pinto



Mariana

Diogo Castro

Guilherme Gonçalves

Daniel Apolónia

Guilherme Rego

Dmytro

Cristiana




O Gonçalo trouxe  para a sala de aula a primeira árvore genealógica e explicou-a a toda a turma.
Os nossos trabalhos de grupo terminados

Demos por terminado mais um tema de estudo do meio com a realização de trabalhos de grupo .
Nestes trabalhos falámos dos perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas e decidimos que temos de dizer não às drogas, ao álcool, ao tabaco
Como o tema também fomos alertados  para o perigo destas substâncias e as suas consequências na nossa saúde e em grupo refletimos e deixamos aqui   algumas mensagens e avisos   para os adultos e para nós crianças.
  • O álcool não alimenta, não dá força e não protege o organismo. O seu consumo  leva ao desenvolvimento de doenças do aparelho digestivo e circulatório.
  • As pessoas que fumam prejudicam a sua saúde e a dos outros que estão por perto, desenvolvem doenças do aparelho respiratório e circulatório. FUMAR MATA.
  • Todas as drogas são perigosas. O seu consumo altera o comportamento, faz perder o gosto pela vida e provoca doenças que podem levar à morte.
  • O consumo de álcool, tabaco e droga provoca dependência. 
    O primeiro passo muito importante:
    Não experimentes nunca , nem mesmo por brincadeira ou curiosidade.


A importância do ar puro e do Sol para a saúde 



Diz Não ao tabaco

Diz Não ao álcool

Diz Não às drogas


Trabalhos de grupo
Fizemos grupos de trabalho e agora temos de nos organizar para fazer trabalho de grupo.
Já começámos a trabalhar . Aguardem, para ver os resultados dos nossos trabalhos de grupo.

O álcool
O tabaco
                                     

A importância do sol
                                          

As drogas

Sistema reprodutor

         


      Foi através do livro ,  "A mamã pôs um ovo" ,  que nós aprendemos o sistema reprodutor. O livro é uma verdadeira delícia, 
      Neste livro , mostra-se   a verdade da mentira , em que os pais,de forma criativa e fantasiosa  contam aos filhos  como nascem os bebés,  embora desconheçam  que os filhos já conhecem bem  mais do que eles pensam sobre o assunto da sexualidade e o modo como se fazem os bebés. 




Como contam os pais do livro  a história de como se fazem os bebés


 

 

 

E agora, o que é que os meninos contam no livro que a Mariana e o Ricardo trouxeram para a sala sobre como aparecem os bebés.

 

 

 

E agora, aqui temos as  nossas bandas desenhadas sobre o livro.

















Estamos ainda à espera das BD do Diogo Castro, da Ângela, do Paulo e do Filipe Augusto. 


                            Sistema excretor ou urinário




A função do Sistema excretor - é expulsar as substâncias que são prejudiciais ao nosso organismo. Chama-se excreção à eliminação das impurezas .

Uma forma de eliminarmos as impurezas (os produtos tóxicos) do nosso organismo é através do aparelho urinário. Quando o sangue circula pelo nosso corpo, recebe substâncias que podem prejudicar o organismo. 
 Os rins servem para filtrar as impurezas contidas no sangue. Essas substâncias misturadas com a água formam a urina. Esta é transportada por dois tubos, os ureteres, que saem de cada um dos rins até à bexiga que é uma bolsa elástica onde se acumula a urina. A uretra é um tubo que sai da bexiga e comunica com o exterior do corpo permitindo expulsar a urina.


Outra forma de eliminar as substâncias tóxicas é pela pele.



Os dois rins que possuímos
Com a forma de feijões
Ao filtrar o sangue impuro
Livram-nos de complicações

Beber água só faz bem
A sua ausência é fatal
As impurezas lá saem
È uma limpeza geral

Não parece complicado
O que ficou dito aqui
Quando a bexiga está cheia
Lá vamos fazer chi-chi.

                             Sistema respiratório


Para vivermos precisamos de respirar. 
A respiração é o processo de entrada e saída do ar do nosso organismo.
O ar contém um gás chamado oxigénio que purifica o nosso sangue quando este passa pelos pulmões. Até aí chegar há todo um conjunto de órgãos por onde ele tem de passar.
O aparelho respiratório é formado pelos seguintes órgãos: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.

Funcionamento do Sistema Respiratório
Na respiração produzem-se dois movimentos:
Inspiração
Inspiração - é a entrada de ar carregado de oxigénio nos pulmões, fazendo-os aumentar de volume.

Expiração - é a saída de ar dos pulmões (carregado de dióxido de carbono e vapor de água), fazendo-os diminuir de volume.O ar entra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe, traqueia e segue pelos brônquios até aos pulmões. Nos pulmões, o sangue recebe o oxigénio do ar inspirado e liberta o dióxido de carbono que vai ser expulso através do ar expirado.
Expiração




Depois do sistema digestivo vamos aprender o sistema circulatório.

                                Sistema circulatório
UMA GOTA DE SANGUE

   Sou uma gota de sangue que, na companhia de muitas outras, passo o tempo a viajar pelo corpo da Rita.Todos os dias faço muitas viagens pelas veias e artérias sem poder parar, porque senão… Coitada da Rita!
     Quem me dá força é o coração que, sempre que lá chego, me empurra com muito cuidado para o caminho certo.
   Trago sempre comigo dois sacos: um vermelho e um azul. Quando saio do coração para a grande circulação, levo o saco vermelho cheio de alimentos e oxigénio. À medida que os vou distribuindo por todas as células do corpo da Rita, vou recolhendo as impurezas que por lá encontro e guardo-as no saco azul. Quando tenho o saco vermelho vazio e o azul cheio, passo pelo coração que me dá força para fazer uma curta viagem aos pulmões (pequena circulação). Aqui despejo as impurezas do saco azul e encho o vermelho de oxigénio. Volto então ao coração para que este me bombeie e assim ganhe forças para uma nova viagem.
   A! Ai!... A Rita caiu, fez uma ferida e cortou a veia onde eu ia a passar. Agora saio para fora e sei que vou morrer seca. Não faz mal! A Rita tem milhares de gotas de sangue que fazem um trabalho igual ao meu.

O nosso coração é um músculo
Trabalha como uma "bomba" de encher pneus
Envia sangue para todo o corpo
O sangue leva substâncias boas para o nosso corpo(nutrientes, oxigénio)
O sangue traz de volta substâncias residuais que devem ser expulsas do nosso corpo


AE - Auricula direite AE- Auricula esquerda
VD- Ventriculo direito VD- Ventriculo direito


Sistema digestivo
História de uma maçã

- Estava eu em cima da mesa, triste porque pensava que ninguém gostava de mim, quando a Rita me pegou para me lavar. Fiquei ansiosa para saber o que me ia acontecer.
Entrei na boca, fui mastigada com ajuda dos dentes brancos da Rita e da saliva. Fiquei transformada no bolo alimentar.
      A Rita engoliu-me, passei então pelo esófago, mas como era um túnel muito escuro não parei lá muito tempo. Fui ter ao estômago e aqui sim, fiquei lá quase três horas. O estômago nunca parou, sempre em movimento e com ajuda de sucos gástricos, vindos não sei de onde, conseguiu transformar-me numa substância chamada quimo.
      Como a Rita estava à espera que eu acabasse a minha digestão para ela ir tomar banho, tive que sair do estômago e passei então para o intestino delgado. Que tubo tão comprido!
       Chegou a hora da separação, vou ser dividida em duas partes:
       -uma passa para o sangue que me levará a todas as partes do corpo
       - outra, não é aproveitada e vai para o intestino grosso (fezes) para ser expulsa para o exterior pelo ânus.
       -Estou contente por saber que vou ajudar a Rita a crescer e a viver com saúde.  
      Sabes agora que a digestão é o conjunto das transformações que a maçã sofreu desde que entrou na boca até que passou para o sangue.
       Aparelho digestivo é o conjunto dos órgãos que trabalham para que a maçã seja digerida.


Intestinos
Fígado



Estômago



















Este trabalho foi feito com a ajuda dos alunos da tarde da nossa sala, da professora Luísa Simões. Agora só temos é que saber bem localizar os distritos do nosso País.
Os distritos de Portugal Continental

Trabalho sobre Fernão Ferro




















A nossa localidade

O Diogo Pinto e o Gonçalo no fim de semana foram passear por Fernão Ferro e foram fotógrafos. Vamos lá ver se identificam estes monumentos de Fernão Ferro.


Casa das Conchas


Casa das Conchas



Chafariz de Fernão Ferro

História do Chafariz 


Em tempos que já lá vão era costume no mês de setembro, todos os anos passarem por Fernão Ferro os cirios da região saloia de Lisboa e da Costa da Caparica para a romaria da Senhora do Cabo Espichel (Concelho de Sesimbra).

Vinham em centenas de carroças engalanadas(enfeitadas) com canas e enfeites de papel. Era  hábito pararem em Fernão Ferro  para descansarem e almoçavam junto ao Chafariz de Fernão Ferro (Concelho do Seixal).

Enquanto descansavam entoavam (cantavam) esta quadra quando partiam:

Adeus Fernão Ferro
Até ao ano que vem
Se não fosse a Senhora do Cabo
Não vinha cá ninguém


Começámos o ano por localizar no mapa de Portugal  e no mapa da  Europa os locais onde passámos as nossas férias ! Foram tantos



Mapa de Portugal

Mapa da Europa




De seguida passámos para o primeiro tema de Estudo do Meio : a nossa naturalidade / nacionalidade.
O nosso país é Portugal Continental.

Nós somos de nacionalidade portuguesa.

  




Os pais do nosso colega Dmytro nasceram na Ucrânia e por isso são de nacionalidade ucraniana

O nosso distrito é Setúbal







O nosso Concelho é o  Seixal .






A nossa freguesia é Fernão Ferro




 E para resumir



  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem vindos ao mundo do 3º B da EB Quinta dos Morgados