 Preposições
Preposições
Preposições são palavras invariáveis que estabelecem relações entre outras duas palavras:
a, ante, após, até,com, contra,de, desde,em, entre,para, perante, por,sem, sob, sobre,trás
Texto informativo-a notícia
A notícia  apresenta as seguintes características:
Uma notícia aborda, habitualmente, informação sobre: – alguém ou algo que fez alguma coisa (quem?); – um espaço (onde?); – um tempo (quando?); – as ações (o quê? como?); – a finalidade (porquê?)
A notícia apresenta a seguinte estrutura:
 
A notícia apresenta a seguinte estrutura:

Na notícia encontramos o título ; o lead (‘guia’ – primeiro parágrafo da notícia onde se apresenta um resumo breve sobre os dados que se incluem na notícia e que responde às questões “Quem?”, “O quê?”, “Onde?” e “Quando?”); o corpo da notícia (parágrafos seguintes, onde se desenvolve a informação, respondendo eventualmente às perguntas “Porquê?” e “Como?”).Porto Editora
Uso dos porquês
Por que  - faz a pergunta e nunca vem no final.É usado também quando estiverem presentes (mesmo que não explícitas) as palavras “razão” e “motivo”.
- Por que motivo as estrelas brilham?
- Todos sabem por que motivo temos de estudar.
- Ele contou por que motivo/ razão estava aborrecido.
Porque (junto e sem acento) - Dá uma resposta. Por isso, o “porque” é usado para responder.
- Comprei estes sapatos porque eram mais baratos
- Não saí de casa, porque estava doente.
Porquê (junto e com acento) - vem sempre precedido de uma artigo, um pronome, um adjetivo ou um numeral.
- Por que motivo as estrelas brilham?
- Todos sabem por que motivo temos de estudar.
- Ele contou por que motivo/ razão estava aborrecido.
- Comprei estes sapatos porque eram mais baratos
- Não saí de casa, porque estava doente.
- Ninguém entende o porquê de tanta confusão
- Eu só quero saber o porquê de o céu ser azul
- Se ele fez isso, teve um porquê (motivo)
Advérbios
Os advérbios são palavras invariáveis em género e número, mas, em alguns casos, podem variar em grau.
Determinantes/ Pronomes
Chamamos determinantes às palavras que se escrevem antes dos nomes e que determinam  o seu género e número.
 Os pronomes são palavras que utilizamos em vez dos nomes.   
                                              Determinantes artigos definidos
 Os determinantes são palavras que se colocam antes de um nome, concordando com ele em género e em número. 
Artigos definidos (o, a, os, as) indicam seres determinados. 
                                               Determinantes artigos definidos
Artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) indicam seres indeterminados.
Pronomes Pessoais
As palavras que substituem os nomes, chamam-se PRONOMES PESSOAIS, isto é estão em vez dos nomes
As palavras eu, tu, ele, nós, vós, eles e elas substituem nomes de pessoas e por isso chamam-se pronomes pessoais. 
Adjetivos qualificativos(indicam qualidades)
Adjetivos  são  as  palavras 
que  exprimem  as  caraterísticas  dos  nomes.
Os adjectivos aparecem ligados aos nomes.
Os adjectivos aparecem ligados aos nomes.
                          Os alunos do 3/4ºB são:
- alegres
- amigos
- simpáticos
- conversadores
- trabalhadores
- inteligentes
- tagarelas
- teimosos
- brincalhões
- e até há trapalhões
- por vezes preguiçosos
- mas muito estudiosos.
Também podemos  encontrar  Adjetivos numerais que são palavras que expressam ordem ou sucessão
Exemplos:
A Ana é a primeira aluna da turma.
A Viviana é a vigésima primeira.
O Ricardo é o vigésimo aluno.
No 3º ano aprendemos o que são adjetivos. Agora no 4º ano vamos aprender os 
Graus dos adjetivos
 Graus dos adjetivos  from Graça Caixinha 
Grupo nominal e grupo verbal
Uma  frase é constituída por dois grupos fundamentais:
grupo nominal - GN
grupo verbal - GV
O nome é a palavra principal do grupo nominal.
O verbo é a palavra principal do grupo verbal.
O GN e o GV da frase têm, entre si, uma relação de concordância: se o GN é singular o GV também é singular; se o GN é plural o GV também é plural.
Normalmente, o GN escreve-se antes do GV.
Os rapazes jogam à bola.
Os rapazes GN
jogam à bola GV
O sujeito e o predicado
Na frase, o grupo nominal (GN) indica quem pratica a acção e tem a função de sujeito.
Para encontrares o sujeito de uma frase, faz a pergunta:
Quem é que...? ou Que é que...?
O grupo verbal (GV) indica as acções praticadas pelo sujeito e tem a função de predicado.
Para encontrares o predicado da oração, pergunta:
Que faz? ou Como está?
in, http://www.sitiodosmiudos.pt/gramatica/d
Grupo nominal e grupo verbal
Uma  frase é constituída por dois grupos fundamentais:
grupo nominal - GN
grupo verbal - GV
O nome é a palavra principal do grupo nominal.
O verbo é a palavra principal do grupo verbal.
O GN e o GV da frase têm, entre si, uma relação de concordância: se o GN é singular o GV também é singular; se o GN é plural o GV também é plural.
Normalmente, o GN escreve-se antes do GV.
Normalmente, o GN escreve-se antes do GV.
Os rapazes jogam à bola.
Os rapazes GN
jogam à bola GV
O sujeito e o predicado
Na frase, o grupo nominal (GN) indica quem pratica a acção e tem a função de sujeito.
Para encontrares o sujeito de uma frase, faz a pergunta:
Para encontrares o sujeito de uma frase, faz a pergunta:
Quem é que...? ou Que é que...?
O grupo verbal (GV) indica as acções praticadas pelo sujeito e tem a função de predicado.
Para encontrares o predicado da oração, pergunta:
Para encontrares o predicado da oração, pergunta:
Que faz? ou Como está?
in, http://www.sitiodosmiudos.pt/gramatica/d
Verbos(indicam a ação)
Eu sou o Verbo
E numa frase sou  importante
já que Indico a ação
Pela raiz e terminação
Se termino em ar, er, ir
Sou primeira, segunda
ou terceira conjugação
Ando de mão dada
Primeira, segunda e terceira pessoa
Do singular ou do plural
No passado e no futuro
Tenho forma diferente
Se me escrevem no presente
Agora que me conhecem
Não me confundam com outros
Nomes e adjetivos é que não.
Poesia retirada de http://turmadosmoranguitos.blogs.sapo.pt/145753.html
Masculino e feminino
|  | 
| O menino        A menina Um menino Uma menina | 
Nomes ou substantivos
            Os nomes variam em:
- Género ( masculino / feminino)
Há dois géneros gramaticais: o masculino e o feminino
. São masculinos os nomes que são acompanhados por  o, os, um, uns: o rapaz, um livro,o pai,o leão...
. São femininos os nomes que podem ser acompanhados por  a, as, uma, umas: a menina, uma saia,a mãe, a leoa...
Regras de formação 
   Regra geral, a formação do feminino de alguns nomes faz-se mudando o o final para a.
Ex.: gato / gata; pato / pata.
• Há outros modos de formar o feminino.
Ex.: pastor / pastora; irmão / irmã; cão / cadela; príncipe / princesa; comilão / comilona.
• Há nomes que têm formas duplas de formar o feminino.
Ex.: vendedor / vendedora / vendedeira.
• Muitos nomes têm a mesma forma, quer para o masculino quer para o feminino.
Ex.: o doente / a doente; o pianista / a pianista; o presidente / a presidente.
• Alguns nomes apresentam palavras diferentes para distinguir o masculino do feminino.
Ex.: cavalo / égua; padrinho / madrinha; homem / mulher; bode / cabra;boi / vaca ;
cão / cadela; carneiro / ovelha; genro / nora; homem / mulher; padrasto / madrasta;
 padrinho / madrinha;pai / mãe; zangão / abelha
• Alguns nomes só têm uma forma para os dois géneros (ou masculina ou feminina).
Ex.: a testemunha (quer seja homem ou mulher).
• No caso dos nomes de animais que só têm um género, junta-se a palavra macho ou fêmea aos nomes dos animais.
Ex.: a águia macho / a águia fêmea; o corvo macho / o corvo fêmea.- Número (singular/ plural)
O singular usa-se quando o nome designa um único ser ou objeto.
. O plural usa-se para  designar dois ou mais seres ou objetos.
. Alguns nomes são usados só no singular e outros só no plural.
- Grau (Normal, aumentativo, diminutivo)
 A brincar também se aprende. Desta vez vamos recordar os graus dos nomes.
" Na casinha dos diminutivos eu posso meter:
- o cãozinho,o gatinho, o papelinho, a abelhinha, o carrinho, o ratinho, a janelinha, a garrafinha, o lobinho e outras palavras terminadas em ...inho.
Na casa do grau normal eu posso meter:
- o cão, o gato, o papel, a abelha, o carro, o rato, a janela, a garrafa, o lobo ...
No casarão dos aumentativos eu posso meter:
- o canzarrão, o gatarrão, o papelão, o abelhão, o carrão, o ratão, o janelão, o garrafão, o lobão e outras palavras terminadas em...ão."
| 
Graus dos nomes | ||
| 
Grau diminutivo | 
Grau normal | 
Grau aumentativo | 
| 
casinha | 
casa | 
casarão | 
| 
portinha | 
porta | 
portão | 
| 
rapazinho | 
rapaz | 
rapagão | 
| 
papelinho | 
papel | 
papelão | 
| 
vozinha | 
voz | 
vozeirão | 
| 
cãozinho | 
cão | 
canzarrão | 
| 
boquinha | 
boca | 
bocarra | 
| 
carrinho | 
carro | 
carrão | 
| 
salinha | 
sala | 
salão | 
| 
gatinho | 
gato | 
gatarrão,gatão | 
Nomes ou substantivos:  comuns , próprios e coletivos
| 
Próprios | 
Designam uma pessoa, animal ou coisa de forma individual, ou seja, um indivíduo de uma dada espécie | 
Fernão Ferro, Ana, Diogo, Portugal,Lisboa, Tejo, Filipa, Oceano Atlântico... | 
| 
Comuns | 
Designam nomes de animais, objetos,  plantas | 
aldeia, lápis, livro, cão, gato , rio, casa, gato | 
| 
Coletivos | 
Designam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie no singular | 
alcateia, bando, batalhão, vara, cardume, olival exército, enxame, pomar, magote, rebanho, multidão, | 
Nomes coletivos
Depois de termos  trabalhado "A banda dos animais" acabámos a rimar com os nomes coletivos. 
Depois de termos  trabalhado "A banda dos animais" acabámos a rimar com os nomes coletivos. 
Um cão e uma cadela
Foram os dois namorar
juntaram-se um com o outro
E formaram uma matilha a ladrar.
Uma ilha e outra ilha
Juntaram-se no mar
formaram um arquipélago
e afastaram-se a navegar!
Uma criança e outras crianças
juntaram-se no recreio
formaram uma criançada
E a coisa ficou animada!
Milhares de estrelas
Com milhares de estrelas
juntaram-se na constelação
e à noite cantaram uma bela canção!
Um peixe mais um peixe
Juntaram-se a nadar
Formaram um cardume
Com os outros no mar !
Estavam pássaros a voar
Juntaram-se bem unidos
formaram um grande bando
 e voaram até Óbidos!
Um soldado mais outro soldado
formaram um batalhão
Apareceu um grande cão
E deram um trambolhão com a confusão!
A malta do 4ºB
A BANDA DOS ANIMAIS
Vamos todos aprender
a juntar os animais,
uns são gordos, outros magros,
Vamos todos aprender
a juntar os animais,
uns são gordos, outros magros,
iguaizinhos aos seus pais.
..
Um PORCO e outro porco
e uma porca de má cara,
juntaram-se a outros porcos
e fizeram uma VARA.
..
Um POMBO dos correios
foi voando, foi voando,
juntou-se a outros pombos,
transformaram-se num BANDO.
.
Um LOBO e outro lobo,
à luz da lua cheia,
juntaram-se a outros lobos,
e fizeram uma ALCATEIA.
.
Um BOI e outro boi
e uma vaca malhada,
juntaram-se a outros bois
e fizeram uma MANADA.
.
Um PEIXE e outro peixe
com escamas cor de lume,
juntaram-se a outros peixes
e formaram um CARDUME.
.
Um CÃO e uma cadela
Mais o filho e a filha,
juntaram-se a outros cães
e formaram a MATILHA.
.
Uma ABELHA, outra abelha,
uma vespa muito feia,
juntaram-se a um zângão
e fizeram uma COLMEIA (ENXAME).
.
Uma OVELHA e outra ovelha
Mais um “bode” muito estranho
juntaram-se a outras ovelhas
e formaram um REBANHO.
.
José Jorge Letria 
Colectivos de Animais e Outros Mais
                    Tipos de texto: Convite
Convite para festa do pijama
Olá
No próximo sábado,dia 12 vai haver uma festa do pijama.
A festa vai ser em minha casa, na Rua das Flores nº2 em Lagoa, a partir
das 19 horas e prolonga-se pela noite fora.
Vai ser divertido. 
Nota:Não te esqueças de trazer o teu pijama e boa disposição.
Para
confirmar a tua participação liga-me 
Tel. 242200055
Assinatura: Joana
Formação de Palavras
O que são afixos,sufixos e prefixos
Palavra simples: É uma palavra formada por um único radical .Exemplo: feliz
Exemplo:
 Prefixo – infeliz (começo da palavra)
Sufixo – felizmente  (final da palavra)
Há palavras que podem ter ao mesmo tempo um prefixo e um sufixo :infelizmente
Palavras simples e complexas
Flor é uma palavra simples, formada por um radical e não deriva de outra palavra.
Florear, florescer, floreira, florista, floricultor, florir  são palavras complexas, isto é formaram-se a partir da palavra flor.
| 
Palavras complexas | |
| 
Derivação | 
Composição | 
| 
  Formam-se da junção de partes de palavras ao  radical 
     Exemplos: Chuva- chuvoso,chuvisco Grande- grandiosa,grandote,grandiosiosidade Livro- livraria,livreiro Vidro- vidreiro, vidraria. | 
Formam-se pela junção de duas ou mais palavras 
Exemplos: 
           porta-chaves 
           Guarda-chuva 
           Lava-louça 
           Casa de banho 
             Maldizer 
            Automóvel… | 
                                   Discurso direto e indireto
|  | 
|  | 

Retirado de http://es.slideshare.net/professoraIsabel/discurso-direto-e-indireto-
                             Frase e não frase
| 
FRASE | 
NÃO FRASE | 
| 
Frase   é um conjunto de palavras : 
    Ordenadas
  e com sentido; 
    Começa
  por letra maiúscula; 
    Termina
  num sinal de pontuação. | 
Uma não frase 
 
  Não
  tem sentido; 
   Não
  começa por letra maiúscula; 
   Não
  termina com um sinal de pontuação. | 
A Frase pode ser simples( se tiver apenas um só sujeito e um só predicado) 
A Carolina brinca no recreio. 
Sujeito ou grupo nominal ( A Carolina)
Predicado ou Grupo verbal (brinca no recreio)
A frase complexa é a que tem mais de um verbo 
A Viviana brinca e o Daniel toca viola 
Expansão e redução de uma frase  
 Para expandirmos uma frase basta responder às perguntas:
                             Onde? Como? Quando? Porquê?     
- A Ana estuda.
- A Ana estuda na sala de aula da escola da Quinta dos Morgados.
      Tipos e formas de frases
Família de palavras
Família de palavras são palavras formadas a partir de uma mesma palavra primitiva ou radical.
                        Campo lexical/área vocabular
Existe um leque enorme de vocabulário relacionado com uma palavra.A isso chamamos-lhe  Campo Lexical de...
Onomatopeias
| 
A Abelha zumbe    
                    | 
O Leão ruge. | 
A Águia crocita.    
                   | 
| 
O Lobo uiva. | 
A Andorinha trissa.    
              | 
O Macaco guincha. | 
| 
A Cigarra cigarreia.    
              | 
O Mocho pia. | 
A Cobra sibila.    
                      | 
| 
O Mosquito zune. | 
A Coruja coruja,pia.               | 
O Papagaio palra. | 
| 
A Gaivota grasna.                 | 
O Pássaro chilreia. | 
A Galinha cacareja.  | 
| 
O Pato grasna. | 
A Ovelha bala.    
                      | 
O Peru gruguleja. | 
| 
A Rã coaxa.    
                       
     | 
O Pinto pia. | 
A Raposa regouga.    
             | 
| 
O Pombo arrulha. | 
O Porco grunhe. | 
O Besouro zumbe.   | 
| 
A Vaca muge | 
O Boi muge. | 
O Burro zurra. | 
| 
O Camelo blatera. | 
O Canário canta. | 
O Cão ladra, uiva. | 
| 
O Cavalo relincha. | 
O Corvo crocita, grasna. | 
O Crocodilo chora. | 
| 
O Cuco cuca, cucula. | 
O Elefante urra. | 
O Galo canta, cucurica. | 
| 
O Gato mia, ronrona. | 
        Os acentos gráficos
Temos estado a falar em acentos gráficos . Aqui ficam eles para não nos esquecermos.
- acento circunflexo ( ^) ex: Ângela, avô,mês
- acento agudo (´) ex: André,está,café,árvore, chaminé,...
- acento grave (`) ex: à,às,àquela,àquele
- til (~) ex: João,cão, balão,estação,...
                       Acentuação das palavras
Conhecemos um amigo especial chamado EGA 
Mas,  o  EGA  não é um amigo qualquer.Querem saber quem é o EGA?
 Então descubram com alguns nomes de meninos da nossa sala:
- Ângela = Ân-ge-la Este nome é acentuado na antepenúltima sílaba e por isso chamamos-lhe Palavra esdrúxula
- Carolina = Ca-ro-li-na Este nome é acentuado na penúltima sílaba e por isso chamamos-lhe Palavra grave
- João = Jo-ão Este nome é acentuado na última sílaba e por isso chamamos-lhe Palavra aguda
- E agora já descobriram quem é o EGA?
A Aguda (palavra acentuada na última sílaba)
G Grave (palavra acentuada na penúltima sílaba)
E Exdrúxula (palavra acentuada na antepenúltima sílaba)
                          Vamos escrever bem   
há, à, ah
há - forma do verbo haver (= existe)
à - a + a (contracção da preposição "a" com o artigo definido "a")
ah - interjeição (indica emoção, surpresa)
"Existe a palavra há
Mas à existe também
Quando é tempo tem h
Quando é lugar não o tem."Irondino de Aguiar
houve, ouve
Houve- verbo haver
ouve- verbo ouvir
Peão e pião
O pião rodopia com a nossa mão
O peão anda pelo próprio pé
Não, confusão não é.
O primeiro precisa de cordel para andar.
O segundo, de pés para andar.
O peão pode lançar o pião.
Percebido ou não? Garcia Barreto
vêem ou vêm ? 
Dois olhos vêem melhor que um só. Olhos que não vêem, coração que não sente.
Ele vê. Eles vêem.
Presente do Indicativo do verbo ver
Eles vêm cá a casa muitas vezes. Vêm sempre cedo.
Ele vem. Eles vêm.
Presente do Indicativo do verbo vir
Lembra-te!
Vêem do verbo ver... e nós vemos com dois olhos - dois ee
Vêm do verbo vir... - um e
Retirado do site  http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/escrever.htm.
Ditongos
UM DITONGO: é um grupo de vogais que se  pronunciam numa só emissão de voz.
                                       Ex. ou, coisa, pai, dizem (= ãe),  ficaram (= ão), muito (= ûi).
As vogais como os ditongos podem ser:
 Orais – o som sai pela boca.
 Nasais – o som sai pela boca e pelo nariz.



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Muito bom!
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