Matemática 2,3,4

Divisão com dois algarismos no divisor



O Perímetro

O perímetro é medir a toda a volta.


 

 









Simetria de rotação









Divisores de um número

As nossas construções a partir de sólidos geométricos

Parque de campismo

 Parque infantil
O Paulo e o João construíram o projeto
Fizeram alguns sólidos geométricos a partir de materiais reciclados:

Usaram também polígonos:
 retângulos,triângulos,quadrados e até um hexágono.
Usaram ainda o circulo
Construíram um  cubo,uma pirâmide quadrangular, um prisma quadrangular (poliedros);
um cone, dois cilindros e uma esfera(não poliedros)

Que lindo ficou o parque infantil. Obrigada ao Paulo, ao João e aos pais.
O palhaço geométrico

Que lindo está o palhacinho da carolina
Um obrigada à Carolina e aos seus pais que a ajudaram .
A Carolina apresentou o seu palhaço com sólidos  geométricos:
Usou caixas de cereais,caixas menores,rolos de papel higiénico,bola de brindes  

Será que há 11 planificações possíveis para o cubo?


Pentaminós e planificação do cubo
24/10








O milhão

um milhão 1 000 000










 

















  • 1 milhão
















  • 10 centenas de milhar
  • 100 dezenas de milhar
  • 1000 unidades de milhar
  • 10 000 centenas
  • 100 000 dezenas
  • 1 000 000 unidades









  • Em Portugal  , segundo a estatística de 2012, há 10 487 289 (dez milhões quatrocentos e oitenta e sete mil duzentos e oitenta e nove) habitantes ,perto de 10 milhões e meio

    Milhões
    Milhares
    Unidades
    CM
    DM
    UM
    CM
    DM
    UM
    C
    D
    U
     
    1
    0
    0
    0
    0
    0
    0




     4




     8







    Vamos descobrir o que é a  Moda

    • gráfico  relativo aos aniversários de uma turma 
    Podemos verificar que  há meses em que os valores se repetem.

    Então ao valor que mais vezes se repete chamamos de MODA.
    Neste gráfico o valor que mais se repete é nos meses de abril, maio, setembro, outubro e dezembro.Então, a moda deste gráfico é 2, pois é o valor que mais vezes se repete.


    A centena de milhar
    100.000

    • 1 centena de milhar
    • 10 dezenas de milhar
    • 100 unidades de milhar
    • 1000 centenas
    • 10 000 dezenas
    • 100 000 unidades



    Leitura e escrita do número 456.789
    classes: quatrocentos e cinquenta e seis mil setecentos e oitenta e nove unidades
    ordens: 4 centenas de milhar, 5 dezenas de milhar, 6 unidades de milhar,7 centenas,8 dezenas e 9 unidades
    decomposição: 400.000+50.000+6.000+700+80+9

    Unidades de comprimento

    Andamos a trabalhar as medidas de comprimento.
    Descobrimos que o  Metro é a unidade padrão isto é : o metro é a principal unidade de comprimento.
    Se quisermos medir pequenas extensões, usamos uma régua  como unidade menores que o metro (submúltiplos do metro)
    Assim temos :
    •  decímetro, cujo símbolo é dm e vale 0,1 do metro ou  1/10 m;
    •  centímetro, cujo símbolo é cm e vale 0,01 do m ou 1/100 m;
    •  milímetro, cujo símbolo é mm e vale 0,001 do m ou 1/1000 m.


    Unidade principal
    Unidades menores (submultiplos)
    metro
    m
    decímetro
    dm
    centimetro
    cm
    milimetro
    mm
     1



     1
     0


     1
     0
    0

     1
     0
     0
     0

    Ontem,dia 06/05 estivemos a fazer um metro em papel e dividimo- lo em  em decímetros .Seguidamente  vamos também marcar os  centímetros.




    Múltiplos e divisores de um número
    Para obtermos o múltiplo de um número basta realizarmos a multiplicação desse número por qualquer número natural, exemplo: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9... 
    Vamos encontrar os múltiplos de 5 e de 10

     
    X
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    5
    5
    10
    15
    20
    25
    30
    35
    40
    45
    50
    55
    60
    65
    Nos múltiplos de 5 (a tabuada do 5 ) tem como sempre como algarismos das unidades 0 ou 5

    X
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    10
    10
    20
    30
    40
    50
    60
    70
    80
    90
    100
    110
    120
    130
    Nos múltiplos de 10 (a tabuada do 10) o resultado tem como sempre como algarismos das unidades o 0
    A relação que existe entre os múltiplos de 5 e os múltiplos de 10 é que existem múltiplos que são comuns ao dois(todos os que terminam com o algarismo das unidades em 0.

    Para encontrarmos um múltiplo de um número natural multiplica-se esse número por1,2,3,4,5...;Para descobrir quais são os divisores divide-se esse número por 1,2,3,4,5,... e sempre que se obtém uma divisão exata, isto é, de resto 0, então encontramos os os divisores.



      
    Números decimais
    A centésima

    A Malta do 3º B continua a aprender os números decimais . Já aprendemos a décima e agora andamos a trabalhar a centésima




    A professora pediu-nos para dividirmos  uma folha de matemática em 100 partes iguais. E como descobrimos o que é 1 centésima?


     

    Estas imagens estão divididas em 100 partes iguais.
       1 centésima é 1 parte (quadradinho) dessas 100 partes (quadradinhos).



                                      A décima








    Divisão
    Com os amigos do 10

    Com subtrações sucessivas


















    Multiplicação por dois algarismos sem recurso ao algoritmo (com a decomposição)


    45 x 25 =1125



    X
    20
    5
    40
    800
    200
    5
    100
    25


    800+200+100+25= 1125
    (40x20)+(40x5)+(5x20)+(5x5)
    800+200+100+25=1125 

    Os nossos gráficos

                          Tabuadas do 10,11,12





    Círculo - Circunferência - Raio - Diâmetro

    Hoje,dia 25 de janeiro estivemos a aprender o que é um círculo, uma circunferência, um raio e um diâmetro.


    circunferência, circulo
    circulo, semicírculo (metade de um circulo)
    Circunferência - é uma linha curva fechada em que todos os pontos se encontram à mesma distância de um ponto chamado centro.
    Diâmetro - É a medida e um lado ao outro do  círculo que passa pelo centro. Só podemos desenhar um diâmetro em cada circunferência.  
    Raio - É metade de um diâmetro  .Podemos desenhar quantos raios quisermos .
    O diâmetro é o dobro da medida do raio. 
    A linha de fronteira do círculo é a circunferência e o interior que está pintado a amarelo é o circulo.








    tentar fazer uma rosácea







    .

    Ficou bonita esta rosácea



    Adicionar legenda





    Tabuada do 10 do 11 e do 12 






    Descobrimos regularidades com a tabuada do 11 

    • 10 + 1 (11  x 1= 11(10+1) ;
    • 10 + 2 (12  x 1= 12 (10+2) ;...

    Algoritmo da subtração


    Hoje,dia 21 descobrimos o algoritmo da subtração.  Cada algoritmo tem os seguintes constituintes: aditivo, subtrativo e resto ou excesso ou diferença.


    UM
    C
    D
    U


    9
    8
    6
    4
    Aditivo
      -
    2
    4
    4
    2
    Subtrativo

    7
    4
    2
    2
    Resto ou excesso ou diferença












                                        Ângulos

    Hoje,dia 15 de janeiro continuámos a realizar dobragens   para descobrirmos os ângulos . Partimos de uma circunferência.
































    E por falar em ângulos fizemos algumas descobertas :
    Os ângulos estão por todo o lado.
    • No campo de futebol 
    • No nosso corpo: Com as mão, com os braços,...
    • Numa tesoura aberta ;
    • Num compasso  aberto
    • ...

    ângulo agudo

    ângulo reto

    ângulo obtuso


    Construções no quadro utilizando régua , esquadro e transferidor

    Medimos ângulos com o transferidor
    Descobrimos que o ângulo agudo mede menos de 90º


    Descobrimos que o ângulo reto mede  90º

    Descobrimos que o ângulo obtuso mede  mais de 90º


    LINHAS PARALELAS E LINHAS PERPENDICULARES


    Em geometria temos andado a falar de retas (paralelas e perpendiculares)
    Partimos de dobragens de folhas e de seguida utilizando a régua 



    retas paralelas

    Retas paralelas, são retas que por mais que se prolonguem nunca se encontram, mantêm a mesma distância entre si e nunca se cruzam.


    retas perpendiculares




    Retas perpendiculares, são retas concorrentes que se cruzam num ponto formando entre si ângulos de 90º ou seja ângulos retos.

    Será que consegues descobrir ruas paralelas e perpendiculares à Rua Luís de Camões (Rua principal da nossa escola)?

    E agora descobre ruas paralelas 
    •  Rua Luís de Camões é paralela à Rua da Igreja
    • ...

    E agora  ruas perpendiculares  
    • Rua Antero de Quental é perpendicular à Rua Luís de Camões
    • ...

    ALGORITMO DA ADIÇÃO (conhecida pela continha em pé)

    Durante os primeiros 2 anos na escola, A Malta do 3ºB  trabalhou bastante o raciocínio, o cálculo mental, as composições e decomposições numéricas, sempre descobrindo novas estratégias de calcular, que dessem sentido ao número.
    Agora, crescemos e  estamos numa outra fase da aprendizagem:  já introduzimos o algoritmo da adição, esta semana ainda sem transporte (o tal "vai um")




    UM
    C
    D
    U

    Parcelas
              

    1
    3
    3
    4
    +
    2
    4
    5
    4

    3
    7
    8
    8
    Soma ou total








    A Dezena de Milhar 

    A decomposição do João

    Alguns exemplos de decomposições:
    • 1+9 = 10
    • 10+90 =100
    • 100+900 =1000
    • 1000+9000= 10000
    • 2+8 =10
    • 20+80 = 100
    • 200+800 = 1000
    • 2000+8000= 10000
    • 3+7 = 10
    • 30+70 = 100
    • 300+700 =1000
    • 3000+7000 = 10000
    • 500+500=1000
    • 5000+5000 = 10000
    • 2 x 500=1000
    • O dobro de 500 é 1000
    • O dobro de 5000 é 10000
    • 250+250+250+250=1000
    • 2500+2500+2500+2500 = 10000
    • 4 x 250=1000
    • 2500 x 4 = 10000
    • O quádruplo de 250 é 1000
    • O quádruplo de 2500 é 10000
    • ...
    Tábua da multiplicação e da divisão



    "Esta tábua fornece os resultados da multiplicação e da divisão de números inteiros até 100.


    Multiplicação: seguindo o sentido da esquerda para a direita e de cima para baixo, encontramos os produtos.


    Divisão: se seguirmos o sentido da direita para a esquerda e de baixo para cima, encontramos os divisores e os quocientes."






    Exemplo:

    Para sabermos quanto será 5 X 6, seguimos a coluna horizontal de 5 e a coluna vertical de 6.

    O ponto de encontro das duas indica o resultado 30.

    Inversamente, seguindo as colunas em sentido contrário, se dividirmos 30 por 5, obtemos 6; se dividirmos 30 por 6, obtemos 5.

    Retirado de Site Júnior escolinha



    Para aprenderes mais consulta
    http://junior.te.pt/escolinha/anosLista.jsp?p=3&d=mat&t=apl

    23/11/2012
    Este video está em espanhol, mas percebe-se bem. Com os dedos das nossas mão aprendemos a tabuada do 9
    Ora vamos lá experimentar


    Regularidades e   padrões na tabuada do 3 e do 9


    Hoje  aprendemos a tabuada do 9 . Foi divertido  ,pois descobrimos  regularidades e padrões engraçados  .
    Começamos por realizar contagens de 3 em 3  e de seguida de 9 em 9. 



    Tabuada do três: 03,06,09,12,15,18,21,24,27,30,...
    Tabuada do 9; 09,18,27,36,45,54,63,72,81,90,...









    Comparámos os resultados e descobrimos que a tabuada do 9 é o triplo da do 3 e a do 3 é a terça parte da do 9.




                                       


    Depois de termos feito a tabuada do 9 verificámos nos resultados que  o algarismo das dezenas vai crescendo(ordem crescente  e o algarismo das unidades vai decrescendo (Ordem decrescente).







    Se adicionarmos os resultados da tabuada verificamos que a soma dos dois algarismos é sempre 9 dezenas com o das unidades  dos produtos o resultado é sempre 9.



    O Filipe Amorim descobriu que 


    • 1 x 9 = 09 e 10 x 9 = 90
    • 2 x 9 = 18 e   9 x 9 = 81
    • 3 x 9 = 27 e   8 x 9 = 72
    • 4 x 9 = 36 e   7 x 9 = 63
    • 5 x 9 = 45 e    6 x 9 = 54



    Padrões circulares na tabuada

    Descobrimos o que é um decágono (figura geométrica de 10 lados)
    Este desenho surgiu  após fazermos o padrão circular da tabuada do 9
                             

    Esta estrela surgiu após fazermos o padrão circular da tabuada do 3



                                  












                                                 15/11/2012

    Esta semana estamos a falar de horas, minutos e segundos
    Já no 2º ano, aprendemos as horas certas e até fizemos uns relógios muito divertidos : Agora andamos a aprender mais ..
    Os instrumentos da vida corrente utilizados para medir o tempo são os relógios e os cronómetros. Existem muitas variedades de relógios. Observa alguns...


    Recordámos que o dia tem 24 horas.
    1 dia = 24 horas
    O ponteiro pequeno marca as horas
    O ponteiro grande marca os minutos


    Que uma hora tem 60 minutos.
    1 hora = 60 minutos


    Vimos que:
    (meia hora) 1/2 x 1h = 30 minutos
    (um quarto de hora) 1/4 x 1h = 15 minutos
    1 minuto = 60 segundos

    Que horas são? Andamos  a aprender as horas  para ser sempre pontual.
    Está na hora
    Entrada na escola
    8h
    Está  a chegar a hora da brincadeira
    10 h 27 m
















    Hora de ir almoçar
    São 13 h

    http://escolovar.org/mat_tempo_relogiossswwff.htm

    12/11/2012
     A Carolina hoje fez anos.
     Imaginem que a mãe  fez um bolo original: não era bolo, era uma pirâmide quadrangular de gomas . Estava mesmo lindo!!!
    Assim, até aproveitámos para estudar a pirâmide quadrangular.



    A pirâmide quadrangular tem:
    • uma  base  quadrada
    • quatro faces laterais triangulares
    • cinco vértices
    • oito arestas


    As pirâmides são sólidos poliedros


    08/11/2012
    Tabuada do 8


    Descobrimos tantas coisas a partir das tabuadas do 2,4,8








    06/11/2012
    Planificação do cubo
    Descobrimos 11 maneiras para fazer o cubo


    Planificações do cubo

    cubo




    05/11/2012

    Mais sobre os sólidos 


    Os nossos sólidos

    Andamos a trabalhar os sólidos geométricos e a aprender várias coisas sobre os sólidos: arestas, vértices, faces,poliedros , não poliedros,...
     Hoje, construímos sólidos poliedros com palhinhas, plasticina e pauzinhos das espetadas.Ficaram engraçados.
     Amanhã vamos falar dos não poliedros.


    cubo do João e Gonçalo


    paralelepípedo (prisma) do Guilherme e Daniel

    Pirâmide quadrangular da Ana e do Gonçalo













    Paralelepípedo (prisma) do Dmytro e Filipa













    Adivinha qual é o sólido

    E agora , imagina que   estás  ao telefone com um amigo e vais descrever-lhe o sólido que se segue de modo a que ele descubra o seu nome.
    Importante : Não podes utilizar a palavra "cubo" no diálogo.

    Exemplo do que podemos dizer sem usar o nome do sólido:

    Sou um sólido com as seguintes caraterísticas:

    • 6 faces, que são quadrados geometricamente iguais;
    • 12 arestas iguais, que são segmentos de recta;
    • 8 vértices, que são pontos.
    • Sou poliedro pois sou um sólido limitado unicamente por superfícies planas .

    - Qual é o sólido de que estou a falar?


    31/10/2012
    



    Hoje ,na sala descrevemos o cubo e aprendemos que:

    O vértice pica,(bolinha cor de laranja)
    a aresta corta.(Pauzinho amarelo)
    A face é larga
    parece uma porta…
    E o coelhinho vai à horta.

    O que descobrimos sobre o cubo :
    As arestas são o dobro das faces do cubo 
    6 faces x 2 = 12 arestas
    A soma das faces com 2 dá o número de vértices
    6 faces + 2= 8 vértices

    Vamos brincar com os sólidos
    30/10/2012

    1-Nesta  manhã de Outono
    A malta do 3º B,em matemática
    Com plasticina estiveram a trabalhar 
    e os sólidos  geométricos  moldar

    2-O Paulo trouxe uma bola
    E berlindes na sacola
    são esferas redondinhas
    Que a rolam , rolam no pátio da escola.

    3-Na sala de aula da escola
    Houve peixinhos num aquário
    Que parecia um paralelepípedo
    E estava ao pé de um  armário.
    4-O cubo é um sólido
    Com faces todas iguais
    parecido com um dado
    do loto dos animais.
    5-As pirâmides são diferentes
    Presta bem atenção
    Às formas que elas possuem
    Para se apoiarem no chão.

    6-E a meio da manhã
    Quando a fome apertou
    Descobrimos um  cone
    No bolo que a mamã comprou.
    7-Foi um dia de descobertas
    A descobrir os sólidos 
    Faces ,vértices e arestas,   
    E até descobrimos  poliedros e não poliedros .



    Tabuada da multiplicação por 7

    Para descobrir a tabuada do 7 dissemos coisas que têm de comum o número 7 . Assim:

    Sete são os dias da semana

    Sete notas musicais

    Sete cores estão no arco-irís

    Sete vidas têm os gatos



    De seguida contámos de 7 em 7 a partir da lengalenga 7 e 7 são 14 com mais 7 são 21... 
     Construimos uma tabuada circular  e descobrimos tantas coias engraçadas:




     Fizemos contagens por filas e por colunas e construimos a tabuada em papel quadriculado. 




    No final construímos a tabuada do 7



    1 x 7 =     7    11 x 7 =   77

    2 x 7 =   14    12 x 7 =   84

    3 x 7 =   21    13 x 7 =   91

    4 x 7 =   28    14 x 7 =   98

    5 x 7 =   35    15 x 7 = 105

    6 x 7 =   42    16 x 7 = 112

    7 x 7 =   49    17 x 7 = 119

    8 x 7 =   56    18 x 7 = 126

    9 x 7 =   63    19 x 7 = 133

    10x 7 =  70     20 x 7 =140



    Numeração romana



    Os Romanos era um povo muito inteligente que usavam letras do seu alfabeto para representar números. Como representaram um grande Império, deixaram vestígios da sua numeração nos monumentos, pontes, etc. Ainda hoje utilizamos a numeração Romana na leitura de datas, nos mostradores dos relógios, etc.


    Nós estamos no ano de  MMXII _ 2012 e os meninos nasceram em  MMIV- 2004
    Então qual é a idade dos meus alunos(as)

    2012 - 2004 = 8 anos
    2004 +  8 = 2012  
      M  C   D   U
      2    0   1    2
    - 2    0   0   4
       0   0   0   8


    Como funciona o sistema de numeração Romana?Os romanos usavam sete letras para representar os seus números 

    I 1      V 5     X 10     L 50     C 100     D 500     M 1000

    Os símbolos I; X; C e M repetem-se até três vezes. Os símbolos V, L e D não se repetem.

    II 2        III 3        XX 20        XXX 30        CC 200     
    CCC 300             MM 2000                       MMM 3000

    As letras I, X ou C colocam-se à esquerda de outras de maior valor para representar a diferença deles, obedecendo às seguintes regras:
    • I só se coloca à esquerda de V ou de X;
    • X só se coloca à esquerda de L ou de C;
    • C só se coloca à esquerda de D ou de M;
    Se a um símbolo colocarmos à sua direita um símbolo de menor valor, este último símbolo soma o seu valor ao valor do outro. 
    Se a um símbolo colocarmos à sua esquerda um símbolo de menor valor, este símbolo diminui o seu valor ao valor do outro:

    IV (5-1) = 4                             IX (10-1) = 9                          XL (50-10) = 40         

     XC (100-10) = 90                CD (500-100) = 400             CM (1000-100) = 900



    Para finalizar
    E agora toca é só treinarmos e passar da numeração romana para árabe , árabe para romana

    Medidas de capacidade

    Iniciámos as medidas de capacidade. Aprendemos que o LITRO (l) é a unidade principal das medidas de CAPACIDADE.

    As medidas de capacidade utilizam-se para medir líquidos e antigamente usavam-se para medir sólidos por exemplo feijão, grão,..


    A capacidade é a quantidade ou a medida de líquido que cabe num recipiente.

    Fizemos algumas experiências para percebermos as medidas de capacidade. Descobrimos  que cinco pacotinhos do nosso leite escolar dão 1 litro
    ( 200 ml +200 ml+ 200 ml+200ml +200ml ) = 1000ml ou 1 litro(1l)
    Observámos e manuseamos recipientes  diferentes mas com capacidade igual (1 litro ) e
    descobrimos que estas embalagens cheias mais os pacotinhos de leite dão um garrafão de água com 5 litros.

    Com as nossas experiências ficamos a saber que precisamos dois 1/2 l (meio litro) para fazer 1 litro.
    1/2 l + 1/2 l = 1l 
     1/4 l + 1/4 l 1/4 l 1/4 l = 1l

    Conclusão:  O litro é uma unidade de medida  usada para medir: azeite, leite,óleo, água, vinho, álcool, gasolina,  etc.

    Medidas de peso ou massa - continuação

    Descobrimos que 2 pacotinhos de massa de 500gramas dão 1Kg. 1 Kg é igual a dois meios quilos
    



    O anel da professora pesava pesos pequeninos (só dava com gramas)

    4 pacotinhos de massinhas de 250 gramas são iguais a um 1 quilo e 2 pacotinho são iguais a meio quilo

    2 pacotinhos de cotovelinhos de meio quilo são iguais a um pacote de sal com 1 quilo
    Medidas de peso ou massa
    28/05 
    Hoje, começámos a  aprender o quilograma (Kg) e o grama (g). Fomos todos pesados e para isso usámos uma balança.No final fizemos uma tabela com os nossos pesos e colocámos o peso por ordem crescente (da menina mais leve- Ângela até ao mais pesado- João).
    Amanhã, vamos comparar pesos em diferentes embalagens (1Kg,500 g,250 g e 125 g) 









    Medidas de comprimento
    22/05 
    Esta semana , vamos continuar a aprender as  medidas de comprimento.
    Para isso, hoje  a professora Graciete e Graça estiveram a medir-nos com uma fita métrica e numa fita de papel colocámos   o nosso comprimento . Em seguida, desenhámos um padrão na nossa fita métrica e descobrimos que 1 metro(1m) é igual a 10 decímetros(10 dm) e 100 centímetros(100cm). A Ana, até descobriu o milímetro na régua.
    No final , colocámos as nossas  fitas no placard por ordem decrescente ,  ou seja do mais alto para o mais baixo. Ficaram muito bonitas as nossas fitas métricas. 
    .
    As nossas fitas métricas com o nosso comprimento
    Na aula de hoje,21 de maio estivemos a falar medidas de comprimento
     Medir é:

    • Saber o tamanho.- Paulo
    • Saber a altura. - Diogo Pinto
    • Saber se é alto ou baixo.-Ana
    • Saber o comprimento das coisas. - Paulo
    Para medir podemos usar :
    • Passos
    • Palmos 


















     Quando medimos com as mãos e os pés, as medidas ficam sempre diferentes, pois cada pé e cada mão tem um tamanho diferente!Então, temos de ter instrumentos que consigam medir corretamente. Para isso ,usamos as chamadas medidas de comprimento que têm como medida principal o metro.








     Já todos nós usámos uma régua na sala de aula  . 
















    Na nossa régua, vemos uns tracinhos com números.Esses números correspondem aos centímetros e cada espaço entre dois números seguidos vale um centímetro(1cm).



    Como descobrimos o Milhar
    Trabalhar os números e descobrir o Milhar foi muito divertido...Para esta atividade utilizámos vários materiais: O MAB - Material Multibásico e o ábaco .
    Assim, identificámos números, fizemos sequências, realizámos  decomposições e registámos no quadro e no caderno diário o que fizemos. 
    Alguns exemplos:
    • 1+9 = 10
    • 10+90 =100
    • 100+900 =1000
    • 2+8 =10
    • 20+80 = 100
    • 200+800 = 1000
    • 3+7 = 10
    • 30+70 = 100
    • 300+700 =1000
    • 500+500=1000
    • 2 x 500=1000
    • O dobro de 500 é 1000
    • 250+250+250+250=1000
    • 4 x 250=1000
    • O quádruplo de 250 é 1000









    Aqui está o mil (1000) ou 1 milhar
    Assim descobrimos que  1000 é:

    • 1 milhar
    • 10 centenas 
    • 100 dezenas
    • 1000 unidades










    Resolver situações problemáticas

    Problemas de patas de galinha e de coelhos e de cabeças de animais
    A Mariana resolveu o problema desta maneira





















    Tabuada do 6




    E cá estamos nós  a rimar, de novo com as tabuadas! Desta vez vamos rimar com  a tabuada do seis:
    Para isso basta contar de seis em seis.



      6,12,24,30,36,42,48,54,60
     1 x 6 = 6   O João foi a Oliveira de Azeméis
     2 x 6 =  12  A Ângela diz que uma dúzia de ovos são 12

     3 x 6 =  18  A Cristiana  adora comer biscoito

     4 x 6 = 24   O Diogo diz que as horas do dia são 24

     5 x 6 = 30  A Carolina diz que a tabuada do 6 tem cá uma pinta!

     6 x 6 = 36   A Filipa  descobriu que em Portugal já governaram reis

     7 x 6 = 42   No prado o Guilherme contou 42  bois.

     8 x 6 = 48   O Gonçalo já foi ao   Porto.

     9 x 6 = 54   A  Viviana estuda no seu quarto.

    10 x 6 = 60  A Oriana  conhece uma menina que é peneirenta!


    O que descobrimos com a tabuada do 3 e a do 6

    Vamos contar de 3 em 3
    3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,42,45,48,51,54,57,60
    Vamos contar de 6 em 6
    6,12,18,24,30,36,42,48,54,60

    • A tabuada do 6 é o dobro da tabuada do 3. Ana
    • Na tabuada do 3 contamos de 3 em 3 e na do 6 de 6 em 6. Diogo Pinto
    • O 6,12,18,24,30,36,42,48,54,60 na tabuada do três é a tabuada do 6. Dmytro
    • Os números na tabuada do 3 são metade da tabuada do 6. Ana
    • Na tabuada do 3 os resultados tem  números ímpares pares e na do 6 os resultados são só números pares.João
    • Os números pares da tabuada do 3 é a tabuada do 6. Filipa.

    Vamos contar as pintas dos cogumelos


    6 = 1 x 6= 6
    6 + 6 =12 ou 2 x 6 = 12
    6+6+6+6 = 18 ou 3 x 6= 18
    6+6+6+6+6 = 24 ou 4 x 6 = 24
    6+6+6+6+6 = 30 ou 5 x 6= 30
    6+6+6+6+6+6 = 36 ou 6 x 6= 36
    6+6+6+6+6+6+6 = 42 ou 7 x 6= 42

    6+6+6+6+6+6+6+6 = 48 ou 8 x 6= 48
    6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 54 ou 9 x 6= 54
    6+6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 60 ou 10 x 6= 60


    Vamos continuar a dividir
    A quarta parte 1/4 (um quarto)












    São 11 horas e 1 quarto
    11 h 15 minutos




    Descobrimos  :
    1 quarto de hora  são 15 minutos
    2 quartos de hora são 30 minutos
    3 quartos de hora são 45 minutos
    4 quartos de hora são 60 minutos ou 1 hora

    1 dia tem 24 horas
    meio dia tem  12 horas ( 24 : 2 = 12)
    A terça parte do dia tem 8 horas ( 24:3 = 8 )
    A quarta parte do dia tem 6 horas ( 24:4 = 6 )



    Para calcular a quarta parte  é necessário dividir por 4(:4).
    O contrário da quarta parte é o quádruplo (x4).
    Se cortarmos  a folha em quatro partes  obtemos quatro bocados da folha e se as juntarmos novamente  temos uma folha inteira.
    Também aprendemos que na linguagem da matemática a quarta parte se representa pela fração 1/4(um quarto) ou seja uma fração da unidade. Então 1:4 = 1/4 porque 4 X 1/4 = 1

    23/04

    Depois de explorarmos a noção de divisão,com os meninos da nossa sala e as mesas de trabalho descobrimos que para 20 meninos são necessárias 10 mesas.Mas sobram algumas.
    O Paulo descobriu que na multiplicação nós somamos e na divisão podemos subtrair.
    Vamos continuar a trabalhar as operações  para ver se é verdade ou não!!!
    Agora, andamos a trabalhar ao mesmo tempo a divisão e  hoje aprendemos a noção de metade  e relaciononamos com o dobro .
    Assim, pegamos numa folha de papel e dividimo-la ao meio.
    Depois pintámos cada metade de sua maneira.















































                                    Conclusões:

     Para calcular a metade é necessário dividir por 2(:2).
    O contrário de metade é o dobro (x2).
    Se cortarmos  a folha ao meio obtemos duas metades da folha e se as juntarmos novamente  temos uma folha inteira.
    Também aprendemos que na linguagem da matemática a metade se representa assim:1/2(um meio) ou seja uma fração da unidade. Então 1: 2 = 1/2 porque 2 X 1/2 = 1





    100 dezenas


    decomposição do 1000

    Tabuada do dois
    1 x 2 =     2 É a Ana e dois botões

    2 x 2 =     4 A Carolina viu um pato.

    3 x 2 =     6  A seis de janeiro a Filipa festejou os reis.

    4 x 2 =     8 O Diogo pediu um biscoito.

    5 x 2 =   10  O Guilherme vai lavar os pés.

    6 x 2 =   12 Os sinos são de bronze.

    7 x 2 =   14 A Viviana faz uma pose.

    8 x 2 =   16 A Oriana tem muitos anéis.

    9 x 2 =   18  Os tentáculos do polvo são oito.

    10 x 2 = 20 O João dá moedas a um pedinte.


    Tabuada do Três
    1 X 3 =     3 Vou brincar com a Beatriz e contar até três

    2 X 3 =     6 O Filipe quer ser presidente para fazer leis.

    3 X 3 =     9 A Mariana diz que há três dias que só chove !

    4 X 3 =   12 O Dmytro ganhou uma medalha de bronze.

    5 X 3 =   15 Na serra o Gonçalo viu um lince.

    6 X 3 =   18 O Ricardo trouxe um biscoito

    7 X 3 =   21 Os bebés fazem brum brum!

    8 X 3 =   24 Nós gostamos de teatro.

    9 X 3 =   27 Com o 2º B ninguém se mete!

    10 X 3 = 30 E esta tabuada tem cá com uma pinta!

    Tabuada do 4

    1 x 4 =     4 O Gonçalo viu um macaco

    2 x 4 =     8 O Paulo adora comer um biscoito

    3 x 4 =   12 A mãe da Ana faz arroz doce

    4 x 4 =   16 Cantámos as Janeiras no dia de Reis

    5 x 4 =   20 Lá vem o 19 e o vinte é o seguinte

    6 x 4 =   24 O Diogo ata o atacador do sapato

    7 x 4 =   28 Ó Ângela vai mais um biscoito?

    8 x 4=    32 O avô guarda trinta e dois bois

    9 x 4 =   36 Para ser pintora a Cristiana precisa de pincéis

    10 x 4 = 40 A tabuada do 4 já rebenta!



    Tabuada do 5

    1 X 5 =       5   A Ana coloca o seu brinco

    2 X 5 =     10   A Beatriz lava os pés

    3 X 5 =     15   A Carolina diz que não finge

    4 X 5 =     20   A Cristiana tem uma nota de vinte

    5 X 5 =     25   O Diogo Castro  jogou no euromilhões o número vinte e cinco

    6 X 5 =     30  O Diogo Pinto  viu a menina Jacinta

    7 X 5=      35  O Dmytro diz :

    _ Eu cá já não brinco!

    8  X  5 =    40  A Filipa espirrou  com a pimenta

    9  X  5 =   45  É fácil a tabuada do cinco pois basta contar de cinco em cinco

    10 X 5 =   50  O 2º B vai até  Moimenta !

    A  jogar xadrez aprendemos matemática

    Desde o primeiro ano que jogamos xadrez. Tanto que se pode aprender com o xadrez:  atenção , a concentração, capacidade de raciocínio, as regras...E já agora temos de agradecer ao nosso monitor de xadrez ,José Henrique Carvalho da CMS.




    A partir de bonequinhos o que podemos aprender?
    • As simetrias
    • O dobro  
    • A metade 
    • O triplo,...

    Nas folhas quadriculadas pintámos sequências





    No geoplano trabalhamos com as figuras geométricas



    Como podemos  aprender bem as simetrias usando  espelhos




    O que se pode desenhar com o Tangran


    As  continhas com as decomposições e os amigos do 10



    Trabalhamos com o dinheiro




    Explicamos como resolvemos as situações problemáticas

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    Bem vindos ao mundo do 3º B da EB Quinta dos Morgados