Divisão com dois algarismos no divisor
O Perímetro
Divisores de um número
As nossas construções a partir de sólidos geométricos
1 milhão
10 centenas de milhar
100 dezenas de milhar
1000 unidades de milhar
10 000 centenas
100 000 dezenas
1 000 000 unidades
Podemos verificar que há meses em que os valores se repetem.
Múltiplos e divisores de um número
Números decimais
A centésima
Divisão
Multiplicação por dois algarismos sem recurso ao algoritmo (com a decomposição)
Os nossos gráficos
Tabuadas do 10,11,12
Em geometria temos andado a falar de retas (paralelas e perpendiculares)
Partimos de dobragens de folhas e de seguida utilizando a régua
Será que consegues descobrir ruas paralelas e perpendiculares à Rua Luís de Camões (Rua principal da nossa escola)?
E agora descobre ruas paralelas
E agora ruas perpendiculares
O Perímetro
O
perímetro é medir a toda a
volta.
Simetria de rotação |
Divisores de um número
As nossas construções a partir de sólidos geométricos
Parque infantil
O Paulo e o João construíram o projeto |
Fizeram alguns sólidos geométricos a partir de materiais reciclados: |
Usaram também polígonos: retângulos,triângulos,quadrados e até um hexágono. Usaram ainda o circulo |
Construíram um cubo,uma pirâmide quadrangular, um prisma quadrangular (poliedros); um cone, dois cilindros e uma esfera(não poliedros) |
Que lindo ficou o parque infantil. Obrigada ao Paulo, ao João e aos pais. |
O palhaço geométrico
Que lindo está o palhacinho da carolina Um obrigada à Carolina e aos seus pais que a ajudaram . |
A Carolina apresentou o seu palhaço com sólidos geométricos: Usou caixas de cereais,caixas menores,rolos de papel higiénico,bola de brindes |
Será que há 11 planificações possíveis para o cubo?
Pentaminós e planificação do cubo
24/10
O milhão
um milhão 1 000 000
Em Portugal , segundo a estatística de 2012, há 10 487 289 (dez milhões quatrocentos e oitenta e sete mil duzentos e oitenta e nove) habitantes ,perto de 10 milhões e meio
Milhões
|
Milhares
|
Unidades
| ||||||
CM
|
DM
|
UM
|
CM
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
| ||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Vamos descobrir o que é a Moda
|
Então ao valor que mais vezes se repete chamamos de MODA.
Neste gráfico o valor que mais se repete é nos meses de abril, maio, setembro, outubro e dezembro.Então, a moda deste gráfico é 2, pois é o valor que mais vezes se repete.
A centena de milhar
100.000
- 1 centena de milhar
- 10 dezenas de milhar
- 100 unidades de milhar
- 1000 centenas
- 10 000 dezenas
- 100 000 unidades
Leitura e escrita do número 456.789 :
classes: quatrocentos e cinquenta e seis mil setecentos e oitenta e nove unidades
ordens: 4 centenas de milhar, 5 dezenas de milhar, 6 unidades de milhar,7 centenas,8 dezenas e 9 unidades
decomposição: 400.000+50.000+6.000+700+80+9
Unidades de comprimento
Andamos a trabalhar as medidas de comprimento.
Descobrimos que o Metro é a unidade padrão isto é : o metro é a principal unidade de comprimento.
Se quisermos medir pequenas extensões, usamos uma régua como unidade menores que o metro (submúltiplos do metro)
Assim temos :
- decímetro, cujo símbolo é dm e vale 0,1 do metro ou 1/10 m;
- centímetro, cujo símbolo é cm e vale 0,01 do m ou 1/100 m;
- milímetro, cujo símbolo é mm e vale 0,001 do m ou 1/1000 m.
Unidade principal
|
Unidades menores (submultiplos)
|
||
metro
m
|
decímetro
dm
|
centimetro
cm
|
milimetro
mm
|
1
|
|||
1
|
0
|
||
1
|
0
|
0
|
|
Ontem,dia 06/05 estivemos a fazer um metro em papel e dividimo- lo em em decímetros .Seguidamente vamos também marcar os centímetros.
Múltiplos e divisores de um número
Para obtermos o múltiplo de um número basta realizarmos a multiplicação desse número por qualquer número natural, exemplo: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...
Vamos encontrar os múltiplos de 5 e de 10
Nos múltiplos de 5 (a tabuada do 5 ) tem como sempre como algarismos das unidades 0 ou 5
Vamos encontrar os múltiplos de 5 e de 10
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
…
|
5
|
5
|
10
|
15
|
20
|
25
|
30
|
35
|
40
|
45
|
50
|
55
|
60
|
65
|
…
|
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
…
|
10
|
10
|
20
|
30
|
40
|
50
|
60
|
70
|
80
|
90
|
100
|
110
|
120
|
130
|
…
|
Nos múltiplos de 10 (a tabuada do 10) o resultado tem como sempre como algarismos das unidades o 0
A relação que existe entre os múltiplos de 5 e os múltiplos de 10 é que existem múltiplos que são comuns ao dois(todos os que terminam com o algarismo das unidades em 0.
Para encontrarmos um múltiplo de um número natural multiplica-se esse número por1,2,3,4,5...;Para descobrir quais são os divisores divide-se esse número por 1,2,3,4,5,... e sempre que se obtém uma divisão exata, isto é, de resto 0, então encontramos os os divisores.
A centésima
A Malta do 3º B continua a aprender os números decimais . Já aprendemos a décima e agora andamos a trabalhar a centésima
A professora pediu-nos para dividirmos uma folha de matemática em 100 partes iguais. E como descobrimos o que é 1 centésima?
Estas imagens estão divididas em 100 partes iguais.
1 centésima é 1 parte (quadradinho) dessas 100 partes (quadradinhos).
A décima
Divisão
Com os amigos do 10 |
Com subtrações sucessivas |
Multiplicação por dois algarismos sem recurso ao algoritmo (com a decomposição)
45 x 25 =1125
X
|
20
|
5
|
40
|
800
|
200
|
5
|
100
|
25
|
800+200+100+25= 1125
(40x20)+(40x5)+(5x20)+(5x5)
800+200+100+25=1125
Os nossos gráficos
Círculo - Circunferência -
Raio - Diâmetro
Hoje,dia 25 de janeiro estivemos a aprender o que é um círculo, uma circunferência, um raio e um diâmetro.
circunferência, circulo |
circulo, semicírculo (metade de um circulo) |
Circunferência - é uma linha curva fechada em que todos os pontos se encontram à mesma distância de um ponto chamado centro.
Diâmetro - É a medida e um lado ao outro do círculo que passa pelo centro. Só podemos desenhar um diâmetro em cada circunferência.
Raio - É metade de um diâmetro .Podemos desenhar quantos raios quisermos .
O diâmetro é o dobro da medida do raio.
A linha de fronteira do círculo é a circunferência e o interior que está pintado a amarelo é o circulo.
tentar fazer uma rosácea |
.
Ficou bonita esta rosácea |
Adicionar legenda |
Tabuada do 10 do 11 e do 12
Descobrimos regularidades com a tabuada do 11
- 10 + 1 (11 x 1= 11(10+1) ;
- 10 + 2 (12 x 1= 12 (10+2) ;...
Algoritmo da subtração
Hoje,dia 21 descobrimos o algoritmo da subtração. Cada algoritmo tem os seguintes
constituintes: aditivo, subtrativo e resto ou excesso ou diferença.
UM
|
C
|
D
|
U
|
||
9
|
8
|
6
|
4
|
Aditivo
|
|
-
|
2
|
4
|
4
|
2
|
Subtrativo
|
7
|
4
|
2
|
2
|
Resto ou excesso ou diferença
|
Hoje,dia 15 de janeiro continuámos a realizar dobragens para descobrirmos os ângulos . Partimos de uma circunferência.
E por falar em ângulos fizemos algumas descobertas :
Os ângulos estão por todo o lado.
E por falar em ângulos fizemos algumas descobertas :
Os ângulos estão por todo o lado.
- No campo de futebol
- No nosso corpo: Com as mão, com os braços,...
- Numa tesoura aberta ;
- Num compasso aberto
- ...
ângulo agudo |
ângulo reto |
ângulo obtuso
|
Medimos ângulos com o transferidor Descobrimos que o ângulo agudo mede menos de 90º |
Descobrimos que o ângulo reto mede 90º |
Descobrimos que o ângulo obtuso mede mais de 90º |
LINHAS PARALELAS E LINHAS PERPENDICULARES
Em geometria temos andado a falar de retas (paralelas e perpendiculares)
Partimos de dobragens de folhas e de seguida utilizando a régua
retas paralelas |
Retas paralelas, são retas que por mais que
se prolonguem nunca se encontram, mantêm a mesma distância entre si e nunca se
cruzam.
retas perpendiculares
Retas perpendiculares, são retas concorrentes que se cruzam
num ponto formando entre si ângulos de 90º ou seja ângulos retos.
|
Será que consegues descobrir ruas paralelas e perpendiculares à Rua Luís de Camões (Rua principal da nossa escola)?
E agora descobre ruas paralelas
- Rua Luís de Camões é paralela à Rua da Igreja
- ...
E agora ruas perpendiculares
- Rua Antero de Quental é perpendicular à Rua Luís de Camões
- ...
ALGORITMO DA ADIÇÃO (conhecida pela continha em pé)
Durante os primeiros 2 anos na escola, A Malta do 3ºB trabalhou bastante o raciocínio, o cálculo mental, as composições e
decomposições numéricas, sempre descobrindo novas estratégias de calcular, que
dessem sentido ao número.
Agora, crescemos e estamos numa outra fase da
aprendizagem: já introduzimos o algoritmo da adição, esta
semana ainda sem transporte (o tal "vai um")
UM
|
C
|
D
|
U
|
Parcelas
|
|
1
|
3
|
3
|
4
|
||
+
|
2
|
4
|
5
|
4
|
|
3
|
7
|
8
|
8
|
Soma ou total
|
A Dezena de Milhar
A decomposição do João
Alguns exemplos de decomposições:
- 1+9 = 10
- 10+90 =100
- 100+900 =1000
- 1000+9000= 10000
- 2+8 =10
- 20+80 = 100
- 200+800 = 1000
- 2000+8000= 10000
- 3+7 = 10
- 30+70 = 100
- 300+700 =1000
- 3000+7000 = 10000
- 500+500=1000
- 5000+5000 = 10000
- 2 x 500=1000
- O dobro de 500 é 1000
- O dobro de 5000 é 10000
- 250+250+250+250=1000
- 2500+2500+2500+2500 = 10000
- 4 x 250=1000
- 2500 x 4 = 10000
- O quádruplo de 250 é 1000
- O quádruplo de 2500 é 10000
- ...
Tábua
da multiplicação e da divisão
"Esta tábua fornece os resultados da
multiplicação e da divisão de números inteiros até
100.
Multiplicação: seguindo o sentido da esquerda para a
direita e de cima para baixo, encontramos os
produtos.
Divisão: se seguirmos o sentido da direita
para a esquerda e de baixo para cima, encontramos os divisores e os
quocientes."
Exemplo:
Para sabermos quanto será 5 X 6, seguimos a coluna
horizontal de 5 e a coluna vertical de 6.
O ponto de
encontro das duas indica o resultado 30.
Inversamente, seguindo as
colunas em sentido contrário, se dividirmos 30 por 5, obtemos
6; se dividirmos 30 por 6, obtemos
5.
Retirado de Site Júnior escolinha
Para aprenderes mais consulta
http://junior.te.pt/escolinha/anosLista.jsp?p=3&d=mat&t=apl
23/11/2012
Este video está em espanhol, mas percebe-se bem. Com os dedos das nossas mão aprendemos a tabuada do 9
Ora vamos lá experimentar
Regularidades e padrões na tabuada do 3 e do 9
Hoje aprendemos a tabuada do 9 . Foi divertido ,pois descobrimos regularidades e padrões engraçados .
Começamos por realizar contagens de 3 em 3 e de seguida de 9 em 9.
Tabuada do três: 03,06,09,12,15,18,21,24,27,30,... Tabuada do 9; 09,18,27,36,45,54,63,72,81,90,... |
Comparámos os resultados e descobrimos que a tabuada do 9 é o triplo da do 3 e a do 3 é a terça parte da do 9.
Depois de termos feito a tabuada do 9 verificámos nos resultados que o algarismo das dezenas vai crescendo(ordem crescente e o algarismo das unidades vai decrescendo (Ordem decrescente).
Se adicionarmos os resultados da tabuada verificamos que a soma dos dois algarismos é sempre 9 dezenas com o das unidades dos produtos o resultado é sempre 9.
O Filipe Amorim descobriu que
- 1 x 9 = 09 e 10 x 9 = 90
- 2 x 9 = 18 e 9 x 9 = 81
- 3 x 9 = 27 e 8 x 9 = 72
- 4 x 9 = 36 e 7 x 9 = 63
- 5 x 9 = 45 e 6 x 9 = 54
Padrões circulares na tabuada
Descobrimos o que é um decágono (figura geométrica de 10 lados) Este desenho surgiu após fazermos o padrão circular da tabuada do 9 |
Esta estrela surgiu após fazermos o padrão circular da tabuada do 3 |
15/11/2012
Esta semana estamos a falar de horas, minutos e segundos.
Já no 2º ano, aprendemos as horas certas e até fizemos uns relógios muito divertidos : Agora andamos a aprender mais ..
Os instrumentos da vida corrente utilizados para medir o tempo são os relógios e os cronómetros. Existem muitas variedades de relógios. Observa alguns...
Recordámos que o dia tem 24 horas.
1 dia = 24 horas
O ponteiro pequeno marca as horas
O ponteiro grande marca os minutos
Que uma hora tem 60 minutos.
1 hora = 60 minutos
Vimos que:
(meia hora) 1/2 x 1h = 30 minutos
(um quarto de hora) 1/4 x 1h = 15 minutos
1 minuto = 60 segundos
Que horas são? Andamos a aprender as horas para ser sempre pontual.
Está na hora Entrada na escola 8h |
Está a chegar a hora da brincadeira 10 h 27 m |
Hora de ir almoçar São 13 h |
http://escolovar.org/mat_tempo_relogiossswwff.htm
12/11/2012
A Carolina hoje fez anos.
Imaginem que a mãe fez um bolo original: não era bolo, era uma pirâmide quadrangular de gomas . Estava mesmo lindo!!!
Assim, até aproveitámos para estudar a pirâmide quadrangular.
A pirâmide quadrangular tem:
- uma base quadrada
- quatro faces laterais triangulares
- cinco vértices
- oito arestas
As pirâmides são sólidos poliedros
08/11/2012
Tabuada do 8
Descobrimos tantas coisas a partir das tabuadas do 2,4,8 |
06/11/2012
Planificação do cubo
Descobrimos 11 maneiras para fazer o cubo
Planificações do cubo |
cubo |
05/11/2012
Mais sobre os sólidos
Os nossos sólidos
Andamos a trabalhar os sólidos geométricos e a aprender várias coisas sobre os sólidos: arestas, vértices, faces,poliedros , não poliedros,...
Hoje, construímos sólidos poliedros com palhinhas, plasticina e pauzinhos das espetadas.Ficaram engraçados.
Amanhã vamos falar dos não poliedros.
cubo do João e Gonçalo |
paralelepípedo (prisma) do Guilherme e Daniel |
Pirâmide quadrangular da Ana e do Gonçalo |
Paralelepípedo (prisma) do Dmytro e Filipa |
Adivinha qual é o sólido
E agora , imagina que estás ao telefone com um amigo e vais descrever-lhe o sólido que se segue de modo a que ele descubra o seu nome.
Importante : Não podes utilizar a palavra "cubo" no diálogo.
Exemplo do que podemos dizer sem usar o nome do sólido:
Sou um sólido com as seguintes caraterísticas:
- 6 faces, que são quadrados geometricamente iguais;
- 12 arestas iguais, que são segmentos de recta;
- 8 vértices, que são pontos.
- Sou poliedro pois sou um sólido limitado unicamente por superfícies planas .
- Qual é o sólido de que estou a falar?
31/10/2012
O
vértice pica,(bolinha cor de laranja)
a
aresta corta.(Pauzinho amarelo)
A face
é larga
parece
uma porta…
E o
coelhinho vai à horta.
O que descobrimos sobre o cubo :
As arestas são o dobro das faces do cubo
6 faces x 2 = 12 arestas
A soma das faces com 2 dá o número de vértices
6 faces + 2= 8 vértices
Vamos
brincar com os sólidos
30/10/2012
1-Nesta manhã de Outono
A malta do 3º B,em matemática
Com plasticina estiveram a trabalhar
e os sólidos geométricos moldar
2-O Paulo trouxe uma bola
E berlindes na sacola
são esferas redondinhas
3-Na sala de aula da
escola
Houve peixinhos num aquário
Que parecia um paralelepípedo
Com faces todas iguais
parecido com um dado
Presta bem atenção
Às formas que elas possuem
Para se apoiarem no chão.
6-E a meio da manhã
Quando a fome apertou
Descobrimos um cone
No bolo que a mamã
comprou.
A descobrir os sólidos
Faces ,
Tabuada da multiplicação por 7
Para descobrir a tabuada do 7 dissemos coisas que têm de comum o número 7 . Assim:
Sete são os dias da semana
Sete notas musicais
Sete cores estão no arco-irís
Sete vidas têm os gatos
De seguida contámos de 7 em 7 a partir da lengalenga 7 e 7 são 14 com mais 7 são 21...
Construimos uma tabuada circular e descobrimos tantas coias engraçadas:
Fizemos contagens por filas e por colunas e construimos a tabuada em papel quadriculado.
No final construímos a tabuada do 7
1 x 7 = 7 11 x 7 = 77
2 x 7 = 14 12 x 7 = 84
3 x 7 = 21 13 x 7 = 91
4 x 7 = 28 14 x 7 = 98
5 x 7 = 35 15 x 7 = 105
6 x 7 = 42 16 x 7 = 112
7 x 7 = 49 17 x 7 = 119
8 x 7 = 56 18 x 7 = 126
9 x 7 = 63 19 x 7 = 133
10x 7 = 70 20 x 7 =140
Numeração romana
Os Romanos era um povo muito inteligente que usavam letras do seu alfabeto para
representar números. Como representaram um grande Império, deixaram vestígios da
sua numeração nos monumentos, pontes, etc. Ainda hoje utilizamos a numeração
Romana na leitura de datas, nos mostradores dos relógios, etc.
Nós estamos no ano de MMXII _ 2012 e os meninos nasceram em MMIV- 2004.
Então qual é a idade dos meus alunos(as)
2012 - 2004 = 8 anos
2004 + 8 = 2012
M C D U
2 0 1 2
- 2 0 0 4
0 0 0 8
Como
funciona o sistema de numeração Romana?Os romanos usavam sete letras para representar os seus números
I 1 V 5 X
10 L 50 C 100 D 500 M 1000
Os símbolos I; X; C e M repetem-se até três
vezes. Os símbolos V, L e D não se repetem.
II 2 III 3 XX 20 XXX 30 CC 200
CCC
300 MM 2000 MMM 3000
Se a um símbolo colocarmos à sua esquerda um símbolo de menor valor, este símbolo diminui o seu valor ao valor do outro: IV (5-1) = 4 IX (10-1) = 9 XL (50-10) = 40 XC (100-10) = 90 CD (500-100) = 400 CM (1000-100) = 900
Para finalizar
E agora toca é só treinarmos e passar da numeração romana para árabe , árabe para romana
Medidas de capacidade
Iniciámos as medidas de capacidade. Aprendemos que o LITRO (l) é a unidade principal das medidas de CAPACIDADE.
As medidas de capacidade utilizam-se para medir líquidos e antigamente usavam-se para medir sólidos por exemplo feijão, grão,..
A capacidade é a quantidade ou a medida de líquido que cabe num recipiente.
Fizemos algumas experiências para percebermos as medidas de capacidade. Descobrimos que cinco pacotinhos do nosso leite escolar dão 1 litro
( 200 ml +200 ml+ 200 ml+200ml +200ml ) = 1000ml ou 1 litro(1l) Observámos e manuseamos recipientes diferentes mas com capacidade igual (1 litro ) e descobrimos que estas embalagens cheias mais os pacotinhos de leite dão um garrafão de água com 5 litros.
Com as nossas experiências ficamos a saber que precisamos dois 1/2 l (meio litro) para fazer 1 litro.
1/2 l + 1/2 l = 1l
1/4 l + 1/4 l + 1/4 l + 1/4 l = 1l
Conclusão: O litro é uma unidade de medida usada para medir: azeite, leite,óleo, água, vinho, álcool, gasolina, etc.
Medidas de peso ou massa - continuação
|
Descobrimos que 2 pacotinhos de massa de 500gramas dão 1Kg. 1 Kg é igual a dois meios quilos
|
4 pacotinhos de massinhas de 250 gramas são iguais a um 1 quilo e 2 pacotinho são iguais a meio quilo |
2 pacotinhos de cotovelinhos de meio quilo são iguais a um pacote de sal com 1 quilo |
Medidas de peso ou massa
28/05
Hoje, começámos a aprender o quilograma (Kg) e o grama (g). Fomos todos pesados e para isso usámos uma balança.No final fizemos uma tabela com os nossos pesos e colocámos o peso por ordem crescente (da menina mais leve- Ângela até ao mais pesado- João).
Amanhã, vamos comparar pesos em diferentes embalagens (1Kg,500 g,250 g e 125 g)
Medidas de comprimento
22/05
Esta semana , vamos continuar a aprender as medidas de comprimento.
Para isso, hoje a professora Graciete e Graça estiveram a medir-nos com uma fita métrica e numa fita de papel colocámos o nosso comprimento . Em seguida, desenhámos um padrão na nossa fita métrica e descobrimos que 1 metro(1m) é igual a 10 decímetros(10 dm) e 100 centímetros(100cm). A Ana, até descobriu o milímetro na régua.
No final , colocámos as nossas fitas no placard por ordem decrescente , ou seja do mais alto para o mais baixo. Ficaram muito bonitas as nossas fitas métricas.
.
Medir é:
- Saber o tamanho.- Paulo
- Saber a altura. - Diogo Pinto
- Saber se é alto ou baixo.-Ana
- Saber o comprimento das coisas. - Paulo
Para medir podemos usar :
- Passos
- Palmos
Quando medimos com as mãos e os pés, as medidas ficam sempre diferentes, pois cada pé e cada mão tem um tamanho diferente!Então, temos de ter instrumentos que consigam medir corretamente. Para isso ,usamos as chamadas medidas de comprimento que têm como medida principal o metro.
Já todos nós usámos uma régua na sala de aula .
Na nossa régua, vemos uns tracinhos com números.Esses números correspondem aos centímetros e cada espaço entre dois números seguidos vale um centímetro(1cm).
Como descobrimos o Milhar
Trabalhar os números e descobrir o Milhar foi muito divertido...Para esta atividade utilizámos vários materiais: O MAB - Material Multibásico e o ábaco .
Assim, identificámos números, fizemos sequências, realizámos decomposições e registámos no quadro e no caderno diário o que fizemos.
Alguns exemplos:
- 1+9 = 10
- 10+90 =100
- 100+900 =1000
- 2+8 =10
- 20+80 = 100
- 200+800 = 1000
- 3+7 = 10
- 30+70 = 100
- 300+700 =1000
- 500+500=1000
- 2 x 500=1000
- O dobro de 500 é 1000
- 250+250+250+250=1000
- 4 x 250=1000
- O quádruplo de 250 é 1000
Aqui está o mil (1000) ou 1 milhar Assim descobrimos que 1000 é:
|
Resolver situações problemáticas
Problemas de patas de galinha e de coelhos e de cabeças de animais
A Mariana resolveu o problema desta maneira |
Tabuada do 6
E cá estamos nós a rimar, de novo com as tabuadas! Desta vez vamos rimar com a tabuada do seis:
Para isso basta contar de seis em seis.
6,12,24,30,36,42,48,54,60
1 x 6 = 6 O João foi a Oliveira de Azeméis
2 x 6 = 12 A Ângela diz que uma dúzia de ovos são 12
3 x 6 = 18 A Cristiana adora comer biscoito
4 x 6 = 24 O Diogo diz que as horas do dia são 24
5 x 6 = 30 A Carolina diz que a tabuada do 6 tem cá uma pinta!
6 x 6 = 36 A Filipa descobriu que em Portugal já governaram reis
7 x 6 = 42 No prado o Guilherme contou 42 bois.
8 x 6 = 48 O Gonçalo já foi ao Porto.
9 x 6 = 54 A Viviana estuda no seu quarto.
10 x 6 = 60 A Oriana conhece uma menina que é peneirenta!
O que descobrimos com a tabuada do 3 e a do 6
Vamos contar de 3 em 3
3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,42,45,48,51,54,57,60
Vamos contar de 6 em 6
6,12,18,24,30,36,42,48,54,60
- A tabuada do 6 é o dobro da tabuada do 3. Ana
- Na tabuada do 3 contamos de 3 em 3 e na do 6 de 6 em 6. Diogo Pinto
- O 6,12,18,24,30,36,42,48,54,60 na tabuada do três é a tabuada do 6. Dmytro
- Os números na tabuada do 3 são metade da tabuada do 6. Ana
- Na tabuada do 3 os resultados tem números ímpares pares e na do 6 os resultados são só números pares.João
- Os números pares da tabuada do 3 é a tabuada do 6. Filipa.
Vamos contar as pintas dos cogumelos
6 = 1 x 6= 6
6 + 6 =12 ou 2 x 6 = 12
6+6+6+6 = 18 ou 3 x 6= 18
6+6+6+6+6 = 24 ou 4 x 6 = 24
6+6+6+6+6 = 30 ou 5 x 6= 30
6+6+6+6+6+6 = 36 ou 6 x 6= 36
6+6+6+6+6+6+6 = 42 ou 7 x 6= 42
6+6+6+6+6+6+6+6 = 48 ou 8 x 6= 48
6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 54 ou 9 x 6= 54
6+6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 60 ou 10 x 6= 60
Vamos continuar a dividir
A quarta parte 1/4 (um quarto)
São 11 horas e 1 quarto 11 h 15 minutos |
Descobrimos :
1 quarto de hora são 15 minutos
2 quartos de hora são 30 minutos
3 quartos de hora são 45 minutos
4 quartos de hora são 60 minutos ou 1 hora
1 dia tem 24 horas
meio dia tem 12 horas ( 24 : 2 = 12)
A terça parte do dia tem 8 horas ( 24:3 = 8 )
A quarta parte do dia tem 6 horas ( 24:4 = 6 )
Para calcular a quarta parte é necessário dividir por 4(:4).
O contrário da quarta parte é o quádruplo (x4).
Se cortarmos a folha em quatro partes obtemos quatro bocados da folha e se as juntarmos novamente temos uma folha inteira.
Também aprendemos que na linguagem da matemática a quarta parte se representa pela fração 1/4(um quarto) ou seja uma fração da unidade. Então 1:4 = 1/4 porque 4 X 1/4 = 1
23/04
Depois de explorarmos a noção de divisão,com os meninos da nossa sala e as mesas de trabalho descobrimos que para 20 meninos são necessárias 10 mesas.Mas sobram algumas.
O Paulo descobriu que na multiplicação nós somamos e na divisão podemos subtrair.
Vamos continuar a trabalhar as operações para ver se é verdade ou não!!!
Agora, andamos a trabalhar ao mesmo tempo a divisão e hoje aprendemos a noção de metade e relaciononamos com o dobro .
Assim, pegamos numa folha de papel e dividimo-la ao meio.
Depois pintámos cada metade de sua maneira.
Conclusões:
Para calcular a metade é necessário dividir por 2(:2).
O contrário de metade é o dobro (x2).
Se cortarmos a folha ao meio obtemos duas metades da folha e se as juntarmos novamente temos uma folha inteira.
Também aprendemos que na linguagem da matemática a metade se representa assim:1/2(um meio) ou seja uma fração da unidade. Então 1: 2 = 1/2 porque 2 X 1/2 = 1
100 dezenas |
decomposição do 1000 |
Tabuada do dois
2 x 2 = 4 A Carolina viu um pato.
3 x 2 = 6 A seis de janeiro a Filipa festejou os reis.
4 x 2 = 8 O Diogo pediu um biscoito.
5 x 2 = 10 O Guilherme vai lavar os pés.
6 x 2 = 12 Os sinos são de bronze.
7 x 2 = 14 A Viviana faz uma pose.
8 x 2 = 16 A Oriana tem muitos anéis.
9 x 2 = 18 Os tentáculos do polvo são oito.
10 x 2 = 20 O João dá moedas a um pedinte.
Tabuada do Três
1 X 3 = 3 Vou brincar com a Beatriz e contar até três
2 X 3 = 6 O Filipe quer ser presidente para fazer leis.
3 X 3 = 9 A Mariana diz que há três dias que só chove !
4 X 3 = 12 O Dmytro ganhou uma medalha de bronze.
5 X 3 = 15 Na serra o Gonçalo viu um lince.
6 X 3 = 18 O Ricardo trouxe um biscoito
7 X 3 = 21 Os bebés fazem brum brum!
8 X 3 = 24 Nós gostamos de teatro.
9 X 3 = 27 Com o 2º B ninguém se mete!
10 X 3 = 30 E esta tabuada tem cá com uma pinta!
Tabuada do 4
1 x 4 = 4 O Gonçalo viu um macaco
2 x 4 = 8 O Paulo adora comer um biscoito
3 x 4 = 12 A mãe da Ana faz arroz doce
4 x 4 = 16 Cantámos as Janeiras no dia de Reis
5 x 4 = 20 Lá vem o 19 e o vinte é o seguinte
6 x 4 = 24 O Diogo ata o atacador do sapato
7 x 4 = 28 Ó Ângela vai mais um biscoito?
8 x 4= 32 O avô guarda trinta e dois bois
9 x 4 = 36 Para ser pintora a Cristiana precisa de pincéis
10 x 4 = 40 A tabuada do 4 já rebenta!
Tabuada do 5
1 X 5 = 5 A Ana coloca o seu brinco
2 X 5 = 10 A Beatriz lava os pés
3 X 5 = 15 A Carolina diz que não finge
4 X 5 = 20 A Cristiana tem uma nota de vinte
5 X 5 = 25 O Diogo Castro jogou no euromilhões o número vinte e cinco
6 X 5 = 30 O Diogo Pinto viu a menina Jacinta
7 X 5= 35 O Dmytro diz :
_ Eu cá já não brinco!
8 X 5 = 40 A Filipa espirrou com a pimenta
9 X 5 = 45 É fácil a tabuada do cinco pois basta contar de cinco em cinco
10 X 5 = 50 O 2º B vai até Moimenta !
A jogar xadrez aprendemos matemática
Desde o primeiro ano que jogamos xadrez. Tanto que se pode aprender com o xadrez: atenção , a concentração, capacidade de raciocínio, as regras...E já agora temos de agradecer ao nosso monitor de xadrez ,José Henrique Carvalho da CMS.
A partir de bonequinhos o que podemos aprender?
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