26/02/2014

Fizemos chover na sala de aula

O que usámos
  • A representação do ciclo da água(uma maqueta com uma nuvem)
  • Gelo









Como fizemos a experiência:
  1. Colocamos água (no estado líquido), no congelador na 2ª feira para fazer gelo (estado sólido)Terça feira observámos os cubos de gelo e colocámos o gelo dentro da nuvem do nosso "ciclo da água";
  2. Tapámos a nuvem e colocámos o nosso " ciclo da água" junto da janela para receber os raios de sol;
  3. Na hora do recreio verificámos que o gelo estava a derreter (passagem do estado líquido a sólido);
  4. No final da manhã o gelo tinha derretido completamente e observámos pequenas gotículas no acrílico da nuvem  (estado gasoso) e passámos a nossa mão;
  5. Verificámos que estava molhado e havia pequenas gotas a cair da nuvem;
  6. Era a" chuva" artificial que começava a cair da nuvem ;
  7. E foi assim que vimos como se forma a chuva de forma artificial.
O que acontece na realidade ?
Quando chove, de onde vem a água que cai? 
Das nuvens, é claro. Mas  só chove quando há nuvens!
 Mas, então o que são as nuvens e como se formam?
Quando está calor e o vento sopra, a água dos lagos e dos mares evapora-se, tal como acontece à água das poças de chuva. A água transforma-se num gás leve que sobe no ar, o vapor de água
A atmosfera está mais fria do que a superfície da Terra. Assim, ao subir o vapor de água vai arrefecendo e formam-se gotículas( pequeninas gotas  de água). São estas gotinhas que formam as nuvens. À medida que arrefecem, as gotinhas de água vão ficando cada vez maiores. Quando ficam demasiado cheias (condensadas) começa a chover.

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